Caso suspeito de Mpox notificado em Cabinda, Angola

30 de Agosto 2024

As autoridades de saúde da província angolana de Cabinda notificaram a existência de um caso suspeito do vírus Mpox e já recolheram amostras para enviar para a capital do país, Luanda, de acordo com a imprensa local.

Rúben Buco, secretário provincial da Saúde de Cabinda, informou que um jovem deu entrada no banco de urgência de uma das unidades sanitárias da província “com lesões típicas da doença”. Buco acrescentou: “Ainda é tipificado como caso suspeito, a equipa de vigilância epidemiológica, a rede laboratorial de resposta rápida, já esteve no terreno e colheram-se amostras”.

O responsável salientou que estão a ser tomadas todas as medidas necessárias para enviar a amostra, ainda hoje ou no sábado, para o Instituto Nacional de Investigação em Saúde, em Luanda, a fim de confirmar se se trata ou não de um caso de Mpox.

Buco também mencionou que a província registou anteriormente outros cinco casos suspeitos que chegaram às unidades hospitalares locais. “Dos casos anteriores, o diagnóstico veio negativo e as doenças [identificadas] foram o sarampo, com dois casos, a sarna, com dois casos, e um caso de varicela. Descartou-se a possibilidade de ser Mpox”, declarou.

Recentemente, o Ministério da Saúde de Angola anunciou que mantém ativo o estado de alerta para evitar a introdução do Mpox no país, após a doença ter sido declarada emergência de saúde pública pela União Africana (UA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This