IGAS e ERS investigam cuidados neonatais no Hospital de Cascais

30 de Agosto 2024

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo de esclarecimento relacionado com a assistência prestada a uma utente com seis meses de gestação no Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, no dia 16 de agosto de 2024. O processo tem como objeto a prestação de cuidados de saúde neonatais na referida unidade hospitalar.

Paralelamente, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), no quadro das suas atribuições, instaurou um processo de avaliação a este caso. A IGAS e a ERS irão cooperar na investigação, no âmbito das respetivas competências.

O caso em questão levanta preocupações sobre a qualidade dos cuidados de saúde neonatais prestados no Hospital de Cascais, sendo alvo de escrutínio por parte das entidades reguladoras. Os processos instaurados visam apurar os factos e garantir que são cumpridos os padrões de qualidade e segurança na assistência aos recém-nascidos e às mães.

Os resultados das investigações serão determinantes para identificar eventuais falhas e implementar medidas corretivas, caso se revelem necessárias, de forma a assegurar a prestação de cuidados de saúde adequados e a salvaguardar o bem-estar dos pacientes.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights