FNAM: Greve ao trabalho extra nos centros de saúde prolonga-se até final do ano

31 de Agosto 2024

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou hoje a extensão da greve ao trabalho extraordinário nos centros de saúde até 31 de dezembro, invocando a "total ausência de soluções" por parte do Governo.

A atual paralisação, que começou a 23 de julho, termina no sábado, mas um novo período de greve foi definido para vigorar entre 16 de setembro e 31 de dezembro.

Segundo a Fnam, o prazo que o Ministério da Saúde, liderado por Ana Paula Martins, estabeleceu para concretizar as medidas urgentes do Plano de Emergência para a Saúde esgotou-se, mas os problemas persistem. Perante esta situação, a estrutura sindical afirma não ter outra alternativa senão continuar as formas de luta, renovando a greve médica ao trabalho suplementar nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Entre as reivindicações da Fnam, que em julho cumpriu simultaneamente dois dias de greve geral, encontram-se a reposição do período normal de trabalho semanal de 35 horas e a atualização da grelha salarial, a integração dos médicos internos na categoria de ingresso na carreira médica, bem como a reposição dos 25 dias úteis de férias por ano e de cinco dias suplementares de férias se gozadas fora da época alta.

A decisão de prolongar a greve ao trabalho extra nos centros de saúde até ao final do ano surge como uma forma de pressão sobre o Governo, que, segundo a Fnam, não tem apresentado soluções adequadas para resolver os problemas que afetam os profissionais de saúde e os utentes. A federação sindical espera que esta ação de protesto leve o Ministério da Saúde a atender às suas reivindicações e a adotar medidas concretas para melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos serviços prestados nos CSP.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights