Alfredo da Costa fez 95 partos por semana em agosto, mais 22,7% face a 2023

4 de Setembro 2024

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, realizou uma média de 95 partos por semana, durante o mês de agosto, correspondendo a um crescimento de 22,7% face ao período homólogo de 2023, que registou 77 partos semanais.

Em comunicado, a unidade local de saúde (ULS) de São José, onde se insere a MAC, indicou que foram atendidas semanalmente cerca de 496 grávidas no Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, mais 12% do que em agosto de 2023 (443).

“De 01 de janeiro a 31 de agosto de 2024, a MAC contabilizou 2.787 partos, ou seja, mais 19,2% do que em igual período de 2023 (2.338)”, lembra a ULS de São José, sustentando que foram atendidas 13.447 mulheres desde o início do ano, equivalendo a um crescimento de 1,7% relativo a 2023 (13.219).

De acordo com a instituição, esta evolução “revela um aumento da complexidade e da necessidade de cuidados, com exigências acrescidas para toda a equipa”, além do acréscimo de partos e atendimentos.

A ULS de São José recordou que a “MAC tem recorrido ao mecanismo de transferência de puérperas [mães] e recém-nascidos para os hospitais da sua área de residência”, em situações de maior pressão.

“Estas transferências ocorrem de forma articulada e coordenada com os hospitais, garantido a segurança e a comodidade das puérperas e dos bebés”, sublinhou.

O acesso às urgências de obstetrícia e ginecologia tem sofrido vários constrangimentos e no passado fim de semana esteve bastante condicionado, com 12 urgências encerradas no sábado e 17 no domingo, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados disponíveis na plataforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights