O evento, que decorrerá em formato presencial, reunirá mais de 150 participantes e oradores, que irão debater temas abrangentes, desde a Saúde Mental à Inovação Tecnológica e Carreiras Médicas.
O MedStart – CNIFG é um evento médico de carácter formativo, sem fins lucrativos, organizado por Internos de Formação Geral para Internos de Formação Geral. O objetivo principal é fomentar o crescimento profissional dos participantes, potenciando as suas competências clínicas e transversais, e auxiliando-os na construção da sua identidade técnico-profissional. O congresso enfatiza a relevância de um exercício da medicina mais humanizado, centrado no doente e consciente dos avanços científicos e tecnológicos na área da Saúde e da Medicina.
A edição deste ano contará com a intervenção de várias entidades e rostos basilares da área da Saúde, incluindo o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Dr. António Gandra D’Almeida; o Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes; o Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos da Região Sul, Dr. Paulo Simões; o Coordenador Nacional do Conselho Nacional do Internato Médico, Dr. José Durão; o Secretário-Geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Dr. Nuno Rodrigues; e o representante da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Dr. Hugo Esteves.
As principais temáticas em discussão serão as oportunidades profissionais para jovens médicos, a educação e literacia em Saúde numa Medicina mais digital e evoluída, e a realidade atual e sustentabilidade do Sistema de Saúde em Portugal. O painel científico contará com um conjunto amplo de sessões, desde plenárias a debates, abordando tópicos como o Futuro do Serviço Nacional de Saúde, Literacia em Saúde, Mercado de Trabalho para recém-mestres em Medicina, Saúde Digital e Telemedicina, e Finanças em Medicina.
Entre os oradores das Sessões Plenárias estarão a Prof. Dra. Helena Canhão, Reumatologista e Diretora da NOVA Medical School; o Prof. Dr. Rui Tato Marinho, Gastroenterologista e Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde Santa Maria; a Dra. Cristina Fraga, Assistente Graduada Sénior em Hematologia Clínica no Hospital do Divino Espírito Santo; o Prof. Dr. Goiana da Silva, doutorado em “Health Policy, Global Health Innovation” pela Imperial College Faculty of Medicine; a Dra. Catarina Reis de Carvalho, Assistente Hospitalar de Ginecologia-Obstetrícia na Unidade Local de Saúde Santa Maria; e o Prof. Dr. Filipe Pinto, Médico Psiquiatra e Professor Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O MedStart – CNIFG 2024 incluirá também uma multiplicidade de Workshops para habilitar e fomentar competências técnicas relevantes, um Concurso de Casos Clínicos – MedStart Challenge powered by Dioscope, e um Speed Dating de Especialidades para facilitar o diálogo e a transmissão de informações entre os participantes e colegas Internos de Formação Especializada de todo o país.
O congresso conta com a colaboração de diversas empresas, nacionais e internacionais, que reconhecem a relevância deste evento no início do exercício da profissão médica, cujo primeiro degrau é o Internato de Formação Geral.
Médicos ucranianos em Portugal sem acesso à profissão devido à barreira da língua
Meia centena de médicos ucranianos, sobretudo mulheres, fugiram da guerra e procuraram refúgio em Portugal, onde esperavam poder exercer a sua profissão, mas a falta de apoios para aprender português tem impedido a sua integração no sistema de saúde
0 Comments