A iniciativa, intitulada “Faça bolas de sabão pelo linfoma”, visa alertar a população para os sintomas desta doença, que é o sétimo tipo de cancro mais frequente em Portugal.
A campanha conta com o apoio de figuras públicas como Toy, Madalena Abecasis e Joana Cruz, que desafiam os portugueses a fazer bolas de sabão e a partilhar esses momentos nas redes sociais com a hashtag #bolasdesabaopelolinfoma. O conceito das bolas de sabão pretende simbolizar um dos principais sintomas do linfoma: o crescimento dos gânglios linfáticos em forma de bola.
De acordo com Maria Gomes da Silva, professora de Hematologia da Universidade Nova de Lisboa e Diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, “é importante saber que o aumento dos gânglios no pescoço, na região supra-clavicular, axilas ou virilhas, é um dos principais sinais desta doença”.
Dados do Global Cancer Observatory de 2020 revelam que surgem cerca de 2.300 novos casos de linfoma não-Hodgkin por ano em Portugal. Este é o tipo mais comum de linfoma, um tumor maligno que afeta os linfócitos, células do sistema imunitário responsáveis pela defesa contra infeções.
Manuel Abecasis, Presidente da APCL, destaca a importância da literacia em saúde, afirmando que “iniciativas como estas são tão importantes, uma vez que ajudam a aumentar a literacia e, com ela, a melhorar os resultados de saúde”.
A campanha, desenvolvida em parceria com a Roche, visa não só aumentar o conhecimento sobre a doença, mas também apoiar aqueles que são afetados pelo linfoma.
PR/HN
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