Dia do Farmacêutico Marcado por Reivindicações e Homenagens

26 de Setembro 2024

No Dia do Farmacêutico, bastonário agradece dedicação dos profissionais, mas alerta para urgente necessidade de melhorar condições no SNS, destacando estagnação salarial desde 1999

No Dia do Farmacêutico, celebrado esta quarta-feira, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, aproveitou para agradecer o trabalho e dedicação dos profissionais do setor, ao mesmo tempo que lançou um alerta sobre a urgente necessidade de melhorar as condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em declarações à imprensa, Mota Filipe sublinhou o papel crucial dos farmacêuticos na campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19, elogiando a decisão do Ministério da Saúde em manter as farmácias e os farmacêuticos como parte integrante da estratégia. “Tudo faremos para garantir uma taxa de vacinação igual ou superior à última época vacinal”, afirmou.

No entanto, o bastonário não se coibiu de apontar problemas estruturais que afetam a profissão, alertando para a degradação dos serviços farmacêuticos e de patologia clínica no SNS. Uma das principais preocupações prende-se com a estagnação salarial: “Como é possível proporcionar condições e dignidade à profissão farmacêutica quando a sua tabela salarial não sofre alterações desde 1999?”, questionou.

Mota Filipe argumentou que esta situação dificulta a captação e retenção de profissionais no SNS, fazendo um paralelo com outros países europeus: “Um exercício comparativo com países próximos, como Espanha e França, demonstra que o vencimento dos farmacêuticos é idêntico ao dos médicos, o que não acontece em Portugal.”

Face aos recentes acordos com outras classes profissionais da saúde, o bastonário apelou a uma “resposta urgente” do Ministério da Saúde para resolver este “problema estrutural da carreira farmacêutica”.

As celebrações do Dia do Farmacêutico não se limitaram a reivindicações. A Ordem dos Farmacêuticos inaugurou a sua nova sede em Lisboa, num evento que contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. O bastonário destacou a importância deste novo espaço, situado na histórica Rua da Sociedade Farmacêutica, para servir não só as necessidades dos farmacêuticos, mas também da sociedade em geral.

As comemorações prosseguem em Coimbra, com um programa diversificado. De manhã, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, realiza-se um encontro com cerca de cem farmacêuticos residentes para fazer um balanço dos dois primeiros anos da residência farmacêutica, iniciada em janeiro de 2022. À tarde, no Convento de São Francisco, terá lugar uma cerimónia solene para homenagear farmacêuticos pelo seu percurso profissional.

Este dia serve assim não só para celebrar a profissão, mas também para refletir sobre os desafios que os farmacêuticos enfrentam e as melhorias necessárias para garantir um serviço de excelência no sistema de saúde português.

PR/HN/NNN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APCP lança campanha pelos Cuidados Paliativos universais

APCP lança campanha “Integrar Cuidados, Consolidar Pontes” no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 12 de Outubro, com João Baião. Associação renova imagem e apela ao acesso universal, face aos 70% sem cobertura em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This