Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e FPF firmam acordo para promover Walking Football

26 de Setembro 2024

O Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável (PAEAS) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) celebraram um protocolo de cooperação para promover estilos de vida saudáveis através da prática de Walking Football. Na sequência desse entendimento, esta variante de futebol para maiores de 50 será integrada como uma das atividades do Plano, cujo objetivo é maximizar a longevidade e a qualidade de vida dos cidadãos portugueses.

O Walking Football tem sido promovido e dinamizado em Portugal pela FPF, em estreita articulação com as Associações de Futebol Distritais e Regionais.  Num país que entra no Top 4 dos mais envelhecidos do mundo, a modalidade tem tido um crescimento elevado, contando, atualmente, com quase 1.500 atletas federados.

A média de idades dos jogadores situa-se nos 67 anos e há registo de uma atleta com 93, na Associação de Futebol de Viseu. Além disso, 45 por cento dos praticantes em Portugal são mulheres.

O protocolo que levará o Walking Football a ainda mais portugueses foi celebrado entre a FPF e o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, a instituição que está a executar o PAEAS e que dispõe de 18 polos representados em cada um dos distritos.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, considera que “integrar o Walking Football no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável representa um passo importante na nossa missão de encorajar a prática desportiva em todas as idades.”

Para o presidente da FPF, “este formato de futebol, adaptado para cidadãos com mais de 50 anos, não só promove a atividade física, mas também o convívio social, a inclusão e o bem-estar emocional, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa população sénior”.

“Acreditamos que o desporto é um poderoso aliado na promoção da saúde e na construção de comunidades coesas e solidárias. O Walking Football é um exemplo claro de como podemos adaptar as nossas práticas desportivas para incluir todos os cidadãos, independentemente da sua idade ou condição física”, conclui Fernando Gomes.

Já para Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, “o Walking Football é uma atividade que vem complementar o que existe atualmente, criando uma oferta atrativa de exercício físico para todos, com impacto físico, mental e social de grande relevância”.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights