Hospital Lusíadas Monsanto oferece consultas gratuitas para orientação em saúde mental

3 de Outubro 2024

Entre 7 e 11 de outubro, o Hospital Lusíadas Monsanto, unidade especializada em saúde mental, disponibilizará à população consultas gratuitas de orientação com psicólogos, visando promover a consciencialização sobre a saúde mental.

O Hospital Lusíadas Monsanto, do Grupo Lusíadas Saúde, irá proporcionar à população consultas gratuitas de orientação em saúde mental, entre os dias 7 e 11 de outubro. A iniciativa ocorre no âmbito das celebrações do Mês e Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado a 10 de outubro, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância deste tema.

Durante a semana, psicólogos estarão disponíveis para realizar uma avaliação inicial do estado mental dos utentes e encaminhá-los para o acompanhamento mais adequado, caso necessário. As consultas visam facilitar o acesso da população aos cuidados de saúde mental, ao mesmo tempo que combatem o estigma associado a essas condições.

De acordo com o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental, um em cada cinco portugueses sofre de perturbação psiquiátrica, o que coloca Portugal como o segundo país europeu com mais problemas de saúde mental, atrás apenas da Irlanda. Esse cenário foi agravado com a pandemia de Covid-19 e o estilo de vida stressante da atualidade.

Nesse contexto, disponibilizar consultas gratuitas se mostra fundamental para que as pessoas possam obter orientação especializada e encaminhamento adequado. “Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo”, afirma Filipa Pinheiro Marques, CEO do Hospital Lusíadas Monsanto.

As consultas serão oferecidas entre 11h e 13h, mediante agendamento prévio pelo telefone 932710032. A iniciativa integra a campanha do hospital para conscientizar sobre a saúde mental, intitulada “Cuidar da saúde mental é normal. E merece dedicação total”.

Inaugurado em maio deste ano, o Hospital Lusíadas Monsanto constitui a unidade do Grupo Lusíadas Saúde especializada no tratamento de condições como depressão, ansiedade, stresses pós-traumáticos, défices de atenção e hiperatividade, perturbações alimentares, entre outras.

O hospital dispõe de uma equipe multidisciplinar, incluindo psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros com formação específica em saúde mental. Além do ambulatório, possui 30 camas para internamento e unidades especializadas para casos como depressão resistente, primeiro surto psicótico e desintoxicação de substâncias.

De acordo com os especialistas do Lusíadas Monsanto, o tratamento personalizado, integrado e multidisciplinar é essencial para proporcionar cuidados de saúde mental de excelência e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Além da medicação apropriada, a terapia psicológica desempenha um papel central, podendo envolver abordagens como a psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental, mindfulness e outras técnicas comprovadas.

O hospital aposta também na realização de atividades terapêuticas como musicoterapia, hortoterapia, arteterapia e equinoterapia dentro do próprio parque do hospital, proporcionando um ambiente calmo, confortável e pacífico para a reabilitação dos pacientes.

Essas iniciativas visam eliminar o estigma em torno da saúde mental e garantir que todos tenham acesso aos cuidados necessários para tratar suas mentes com a mesma seriedade dedicada à saúde física. A saúde mental não deve ser vista como um tabu, e sim como parte fundamental do bem-estar, frisam os especialistas.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights