Prémio Maria de Sousa distingue jovens investigadores em ciências da saúde

4 de Outubro 2024

Realiza-se no dia 9 de outubro a cerimónia de entrega da 4a edição do Prémio Maria de Sousa, que distingue jovens investigadores portugueses em ciências da saúde, com apoio até 150 mil euros para projetos de investigação.

A cerimónia de entrega da 4a edição do Prémio Maria de Sousa terá lugar no próximo dia 9 de outubro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A iniciativa é promovida conjuntamente pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL, e conta com a presença de várias individualidades, incluindo o Primeiro-Ministro, António Costa.

O Prémio Maria de Sousa, com um valor total até 150 mil euros, visa distinguir e apoiar jovens investigadores portugueses em ciências da saúde, até aos 35 anos, nos seus projetos científicos.

Os laureados recebem financiamento e realizam obrigatoriamente um estágio num centro de investigação internacional de referência.

Criado em homenagem à cientista Maria de Sousa, o prémio na área da saúde pretende incentivar novos talentos nacionais a desenvolver trabalho de excelência, à imagem da investigadora que dá nome ao galardão.

Os projetos vencedores deste ano foram selecionados por um júri liderado pelo neurocientista Rui Costa, que dirige o Instituto Allen nos Estados Unidos.

O evento antecede uma conferência alusiva aos 30 anos da Fundação BIAL, que contará com uma apresentação dos neurocientistas António e Hanna Damásio.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights