Esta eleição é um reconhecimento da sua vasta experiência e liderança no campo da regulação de medicamentos, refletindo a confiança dos Estados-Membros da União Europeia na sua capacidade de contribuir para a Rede Europeia de Regulação do Medicamento.
Com uma carreira distinta, Rui Santos Ivo tem sido uma figura central no desenvolvimento de políticas de saúde pública em Portugal, especialmente na avaliação de medicamentos e tecnologias de saúde. Desde julho de 2019, ocupa o cargo de Presidente do INFARMED e, desde 2009, é Professor Associado (Convidado) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, focando-se na Regulação de Medicamentos.
A nível europeu, já representava Portugal no Conselho de Administração da EMA desde 2016 e é o atual chair do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG) desde setembro de 2021.
Ao assumir este novo desafio, Rui Santos Ivo expressou a sua satisfação pela confiança dos seus colegas, destacando a importância da colaboração e cooperação na área da saúde.
“É uma honra assumir este novo desafio, especialmente num momento em que a colaboração e cooperação na área do medicamento, em particular, e da saúde em geral, é fundamental”, afirmou Rui Santos Ivo, salientando a necessidade de enfrentar desafios estratégicos, como a revisão da legislação farmacêutica e a implementação do Regulamento Europeu de Avaliação de Tecnologias de Saúde, para garantir uma regulação efetiva no acesso à inovação e à disponibilidade de medicamentos, sempre priorizando a segurança e as necessidades dos doentes.
O Conselho de Administração da EMA, que supervisiona a agência e aprova o orçamento e o plano de atividades anual, contará agora com Rui Santos Ivo a trabalhar em estreita colaboração com Lorraine Nolan, Presidente da Autoridade Reguladora do Medicamento e Produtos de Saúde da Irlanda (HPRA), e Emer Cooke, Diretora Executiva da EMA, entre outros membros.
Esta nomeação reforça a posição de Portugal e do INFARMED no contexto europeu da regulação de medicamentos, representando um importante reconhecimento do contributo nacional para a saúde pública na União Europeia.
INFARMED/PR/HN
0 Comments