Rui Santos Ivo eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da EMA

5 de Outubro 2024

Rui Santos Ivo, atual Presidente do INFARMED, foi recentemente eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) durante a reunião realizada a 3 de outubro de 2024.

Esta eleição é um reconhecimento da sua vasta experiência e liderança no campo da regulação de medicamentos, refletindo a confiança dos Estados-Membros da União Europeia na sua capacidade de contribuir para a Rede Europeia de Regulação do Medicamento.

Com uma carreira distinta, Rui Santos Ivo tem sido uma figura central no desenvolvimento de políticas de saúde pública em Portugal, especialmente na avaliação de medicamentos e tecnologias de saúde. Desde julho de 2019, ocupa o cargo de Presidente do INFARMED e, desde 2009, é Professor Associado (Convidado) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, focando-se na Regulação de Medicamentos.

A nível europeu, já representava Portugal no Conselho de Administração da EMA desde 2016 e é o atual chair do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG) desde setembro de 2021.

Ao assumir este novo desafio, Rui Santos Ivo expressou a sua satisfação pela confiança dos seus colegas, destacando a importância da colaboração e cooperação na área da saúde.

“É uma honra assumir este novo desafio, especialmente num momento em que a colaboração e cooperação na área do medicamento, em particular, e da saúde em geral, é fundamental”, afirmou Rui Santos Ivo,  salientando a necessidade de enfrentar desafios estratégicos, como a revisão da legislação farmacêutica e a implementação do Regulamento Europeu de Avaliação de Tecnologias de Saúde, para garantir uma regulação efetiva no acesso à inovação e à disponibilidade de medicamentos, sempre priorizando a segurança e as necessidades dos doentes.

O Conselho de Administração da EMA, que supervisiona a agência e aprova o orçamento e o plano de atividades anual, contará agora com Rui Santos Ivo a trabalhar em estreita colaboração com Lorraine Nolan, Presidente da Autoridade Reguladora do Medicamento e Produtos de Saúde da Irlanda (HPRA), e Emer Cooke, Diretora Executiva da EMA, entre outros membros.

Esta nomeação reforça a posição de Portugal e do INFARMED no contexto europeu da regulação de medicamentos, representando um importante reconhecimento do contributo nacional para a saúde pública na União Europeia.

INFARMED/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights