Especialistas destacam efeitos pleiotrópicos da vitamina D para além da saúde óssea

7 de Outubro 2024

Numa conferência internacional realizada em Roma, especialistas concordaram sobre os benefícios da vitamina D para além do sistema esquelético, nomeadamente na prevenção da diabetes, controlo da obesidade e resposta imunitária.

Especialistas internacionais reuniram-se na conferência IDEA em Roma, de 1 a 4 de setembro, para discutir os efeitos pleiotrópicos da vitamina D para além da saúde óssea.

O painel de mais de 30 especialistas em vitamina D concordou que este nutriente atua como um hormônio com impacto em múltiplos sistemas do organismo, não se limitando ao metabolismo ósseo.

Foram analisados os papéis da vitamina D na prevenção da progressão do pré-diabetes para diabetes manifesta, no controlo da obesidade e composição corporal, na resposta imunitária a infeções como a COVID-19, entre outros efeitos extraesqueléticos.

Os especialistas destacaram ainda a importância de mais estudos para aprofundar o conhecimento sobre os benefícios pleiotrópicos da vitamina D em áreas como as doenças cardiovasculares e gastrointestinais.

A conferência IDEA decorreu em Roma de 1 a 4 de setembro e juntou renomados especialistas da Europa, EUA e Austrália para debater controvérsias e consensos sobre a vitamina D.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Farmacêuticos podem evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências – Congresso Nacional dos Farmacêuticos

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, preside a Sessão de Abertura do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que se realiza esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 12:00 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, que conta ainda com a participação do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, e do Presidente do Congresso, Rui Medeiros.

Trabalhadores da Saúde marcam greve para 06 dezembro

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

MAIS LIDAS

Share This