Atlântica lidera NASA Space Apps em Lisboa: Vencedores criam ‘sinfonia’ das estrelas

9 de Outubro 2024

Atlântica – Instituto Universitário foi "Local Leader" do NASA Space Apps Challenge em Lisboa. Evento reuniu 12 equipas numa hackathon de 48 horas, com o projeto Cosmic Pathways a vencer o desafio.

A Atlântica – Instituto Universitário assumiu o papel de “Local Leader” na região de Lisboa para o NASA International Space Apps Challenge, um evento global que decorreu no passado fim de semana. O desafio reuniu 12 equipas numa hackathon de 48 horas, envolvendo estudantes, professores, cientistas e entusiastas do espaço.

O projeto vencedor, Cosmic Pathways, destacou-se entre os 50 participantes com uma experiência imersiva baseada nas imagens do telescópio James Webb. A equipa, composta por estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Porto, criou uma experiência digital em 3D que combina um modelo do universo com coordenadas exatas de imagens do telescópio James Webb, acompanhada por música imersiva original.

Os vencedores receberam uma bolsa de estudos da Atlântica, cobrindo 80% do valor, além de apoios da Active Space Technologies e do Município de Oeiras. Terão ainda a oportunidade de concorrer ao Global Award com mentoria da NASA Space.

O segundo lugar foi atribuído ao projeto GreenMetric, uma plataforma para monitorização diária das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal. O terceiro lugar foi para o Hackatan, uma versão educativa do jogo Catan adaptada ao tema dos exoplanetas.

O evento em Lisboa contou com o apoio de 10 mentores e um júri de seis elementos, especialistas em áreas como Engenharia Aeronáutica, Astrofísica e Geociências. Patrícia Pinheiro, engenheira aeronáutica e líder local do evento, salientou a importância do desafio para estimular a criatividade e despertar o interesse dos jovens para as oportunidades no setor espacial.

A nível global, o NASA Space Apps Challenge 2024 envolveu quase 60 mil participantes em 402 eventos locais, espalhados por 152 países. O evento reafirma o compromisso da Atlântica – Instituto Universitário com a inovação e a educação na área espacial, proporcionando uma plataforma única para o desenvolvimento de soluções criativas para desafios terrestres e espaciais.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This