A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL anunciaram hoje os vencedores da quarta edição do Prémio Maria de Sousa, um galardão que visa distinguir e apoiar jovens investigadores portugueses na área das ciências da saúde.
Os cinco laureados, todos com idade igual ou inferior a 35 anos, são Maria Arez, Pedro Nascimento Alves, Ana Rita Araújo, Samuel Gonçalves e Joana Gaifem. Cada um receberá até 30 mil euros para desenvolver o seu projeto de investigação, incluindo um estágio num centro internacional de excelência.
Os projetos premiados abrangem diversas áreas da saúde:
Maria Arez, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, investigará uma nova abordagem para corrigir defeitos em células estaminais pluripotentes induzidas.
Pedro Nascimento Alves, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estudará a modulação personalizada dos circuitos de neurotransmissores em doentes com AVC.
Ana Rita Araújo, do i3S da Universidade do Porto, focará na capacidade proliferativa dos tecidos envelhecidos para manter o bom funcionamento dos órgãos.
Samuel Gonçalves, da Universidade do Minho, investigará a regulação da imunidade antifúngica no contexto de doença respiratória fúngica.
Joana Gaifem, também do i3S, estudará o papel dos glicanos na dinâmica hospedeiro-microbioma na doença inflamatória intestinal.
A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá hoje, às 17:00, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. O evento contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e do presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.
O júri que selecionou os vencedores foi presidido pelo neurocientista Rui Costa, presidente e diretor executivo do Allen Institute, nos Estados Unidos.
PR/HN/MMM
0 Comments