Traumas infantis: A influência parental na saúde mental futura

9 de Outubro 2024

No Dia Mundial da Saúde Mental, especialistas alertam para o impacto das figuras parentais no desenvolvimento emocional das crianças e como isso pode resultar em traumas na vida adulta.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, especialistas chamam a atenção para um tema frequentemente negligenciado: o impacto das figuras parentais na saúde mental dos filhos, mesmo na idade adulta.

Muitos adultos, aparentemente bem-sucedidos e equilibrados, descobrem em terapia que carregam traumas da infância, mesmo quando consideram ter tido uma infância feliz. A psicologia enfatiza que as raízes de muitos problemas de saúde mental na idade adulta podem ser encontradas nas experiências da infância.

As figuras do pai e da mãe são as primeiras com as quais a criança cria vínculo, tendo uma influência significativa na formação da personalidade. Contudo, os traumas nem sempre têm origens óbvias como violência ou alcoolismo. Pequenos gestos dos pais, muitas vezes inconscientes, podem ter impactos duradouros.

Exemplos de comportamentos parentais potencialmente problemáticos incluem não respeitar a privacidade dos filhos, expô-los a conteúdos violentos e colocar expectativas irrealistas. A proteção excessiva e a dificuldade em abordar problemas de forma clara também podem comprometer o desenvolvimento da autonomia e das competências emocionais das crianças.

A Dr.ª Ana Sofia Fernandes destaca a importância de reconhecer que, em muitos casos, os pais são o motivo da necessidade de terapia nas crianças. No entanto, ela enfatiza que é possível quebrar padrões negativos, sendo este o caminho para um cuidado saudável com os outros.

Especialistas recomendam que os pais aprendam a comunicar eficazmente com os filhos sobre os desafios da vida, adaptando a comunicação à idade da criança. Esta abordagem pode ajudar a desenvolver adultos com maior inteligência emocional, capazes de expressar sentimentos e gerir conflitos e stress de forma eficaz.

Este Dia Mundial da Saúde Mental serve como um lembrete da importância de abordar não apenas os sintomas visíveis de problemas de saúde mental, mas também as suas raízes profundas, que muitas vezes remontam às primeiras experiências de vida e às dinâmicas familiares.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights