Rede de Autarquias debate futuro do cuidado informal em Oeiras

23 de Outubro 2024

Oeiras reúne autarquias, especialistas e decisores políticos no primeiro encontro da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, visando partilhar boas práticas e soluções inovadoras

O Templo da Poesia, em Oeiras, vai acolher no próximo dia 4 de novembro o primeiro encontro da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). O evento, que antecede as celebrações do Dia Mundial do Cuidador Informal, surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, contando com o apoio da Merck.

Sob o tema “Cuidadores Informais: diálogos e soluções para um cuidado mais humanizado”, o encontro reunirá representantes de autarquias locais, da Segurança Social e de associações de doentes e cuidadores. Um dos pontos altos será a apresentação das iniciativas distinguidas com o Selo de Mérito da RACCI, demonstrando casos de sucesso no apoio aos cuidadores informais.

Durante o evento, serão apresentados projetos inovadores, com destaque para o “Plano Local de Oeiras para as Demências” e a Linha de Apoio Psicológico para Cuidadores Informais, uma iniciativa lançada em 2023 pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Estas apresentações visam inspirar outras autarquias e instituições a desenvolverem programas semelhantes.

O encontro, que tem entrada gratuita mediante inscrição prévia, pretende fortalecer a cooperação entre diferentes setores da sociedade e catalizar o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes para apoiar os cuidadores informais. A sessão de encerramento contará com a presença de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e de um representante do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC reúne especialistas lusófonos em saúde materna

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra acolhe II Seminário Internacional da Rede de Enfermagem de Saúde da Mulher, reunindo especialistas de oito países para debater políticas e práticas em saúde feminina

MAIS LIDAS

Share This