Tecnologia portuguesa revoluciona diagnóstico de glaucoma com IA

23 de Outubro 2024

Primeiro estudo português de IA federada em oftalmologia apresenta resultados promissores na deteção precoce de glaucoma após análise de 2000 retinografias por nove especialistas

Um projeto português acaba de marcar um importante avanço na área da oftalmologia com o primeiro estudo de Inteligência Artificial (IA) federada realizado em Portugal. A Peeking Window, projeto premiado do programa AHEAD Portugal, desenvolveu uma tecnologia inovadora que promete otimizar a deteção precoce do glaucoma.

O estudo, que decorreu ao longo de 20 meses desde setembro de 2022, envolveu a participação de três prestigiadas instituições de saúde: ULS São João, ULS Santa Maria e a clínica privada ALM Primum. Um painel de nove oftalmologistas especializados em glaucoma analisou aproximadamente 2000 retinografias durante a investigação.

A tecnologia desenvolvida utiliza um sistema de aprendizagem federada, uma abordagem inovadora que permite ao software aprender a partir de dados distribuídos em diferentes localizações, sem necessidade de centralização da informação. Esta característica garante a privacidade e segurança dos dados dos pacientes, já que apenas as atualizações do modelo são partilhadas entre as instituições.

Os resultados do estudo demonstraram uma melhoria significativa no desempenho do software através da IA federada, particularmente na análise de populações diversas. O sistema, baseado na classificação de imagens da retina, foi submetido a rigorosos testes de usabilidade junto dos especialistas, que contribuíram para o aperfeiçoamento da interface e eficiência do programa.

A Peeking Window, que integra a rede European Vision Clinical Research, representa um importante avanço tecnológico desenvolvido no âmbito do programa de empreendedorismo AHEAD Portugal, uma iniciativa da Fraunhofer Portugal focada na transferência de tecnologia para o mercado. Este projeto promete transformar significativamente a forma como o glaucoma é detetado e referenciado em Portugal, estabelecendo novos padrões de diagnóstico precoce em oftalmologia.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC reúne especialistas lusófonos em saúde materna

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra acolhe II Seminário Internacional da Rede de Enfermagem de Saúde da Mulher, reunindo especialistas de oito países para debater políticas e práticas em saúde feminina

MAIS LIDAS

Share This