Investigação portuguesa sobre epilepsia premiada no Dubai

27 de Outubro 2024

Tamás Karácsony, investigador do INESC TEC e doutorando na FEUP, recebeu o prémio de inovação em IA no GITEX GLOBAL pelo desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para epilepsia

Um investigador do programa CMU Portugal foi distinguido com o prémio “Innovation and Contribution to the field of AI” na competição IEEE AI Research Hub, que decorreu no GITEX GLOBAL, o maior evento mundial de tecnologia e startups, em Dubai.

Tamás Karácsony, investigador no INESC TEC e estudante de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tem desenvolvido soluções inovadoras de inteligência artificial para apoiar o diagnóstico da epilepsia, utilizando técnicas de visão por computador baseadas em vídeos de alta resolução 4K RGB, infravermelhos e profundidade.

A sua apresentação inicial de cinco minutos foi selecionada entre as cinco melhores, garantindo-lhe um convite para apresentar uma palestra no evento final, realizado entre 14 e 18 de outubro nos Emirados Árabes Unidos. Durante a sua intervenção, o investigador realizou uma apresentação de 10 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas de 5 minutos com o painel de jurados.

O trabalho desenvolvido por Karácsony resulta de uma colaboração internacional que envolve investigadores do INESC TEC, da Universidade de Munique, da Universidade Carnegie Mellon e do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Os resultados da investigação já foram publicados em revistas científicas de prestígio, incluindo a Nature Scientific Reports e a Image and Vision Computing.

O projeto é orientado por João Paulo Cunha, Diretor Científico do CMU Portugal, professor na FEUP e investigador no INESC TEC, e coorientado por Fernando De la Torre, professor e investigador na Escola de Ciências da Computação da CMU.

Esta distinção internacional reconhece não só o potencial inovador da investigação, mas também as suas perspetivas de comercialização, tendo sido avaliada por um painel de especialistas académicos e da indústria nas áreas de IA e empreendedorismo tecnológico.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights