Um investigador do programa CMU Portugal foi distinguido com o prémio “Innovation and Contribution to the field of AI” na competição IEEE AI Research Hub, que decorreu no GITEX GLOBAL, o maior evento mundial de tecnologia e startups, em Dubai.
Tamás Karácsony, investigador no INESC TEC e estudante de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tem desenvolvido soluções inovadoras de inteligência artificial para apoiar o diagnóstico da epilepsia, utilizando técnicas de visão por computador baseadas em vídeos de alta resolução 4K RGB, infravermelhos e profundidade.
A sua apresentação inicial de cinco minutos foi selecionada entre as cinco melhores, garantindo-lhe um convite para apresentar uma palestra no evento final, realizado entre 14 e 18 de outubro nos Emirados Árabes Unidos. Durante a sua intervenção, o investigador realizou uma apresentação de 10 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas de 5 minutos com o painel de jurados.
O trabalho desenvolvido por Karácsony resulta de uma colaboração internacional que envolve investigadores do INESC TEC, da Universidade de Munique, da Universidade Carnegie Mellon e do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Os resultados da investigação já foram publicados em revistas científicas de prestígio, incluindo a Nature Scientific Reports e a Image and Vision Computing.
O projeto é orientado por João Paulo Cunha, Diretor Científico do CMU Portugal, professor na FEUP e investigador no INESC TEC, e coorientado por Fernando De la Torre, professor e investigador na Escola de Ciências da Computação da CMU.
Esta distinção internacional reconhece não só o potencial inovador da investigação, mas também as suas perspetivas de comercialização, tendo sido avaliada por um painel de especialistas académicos e da indústria nas áreas de IA e empreendedorismo tecnológico.
NR/HN/Alphagalileo
0 Comments