43.º CNOT debate futuro da Ortopedia e Traumatologia com participação internacional

5 de Novembro 2024

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) realiza, de 7 a 9 de novembro, o 43.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia (CNOT), no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) vai realizar o 43.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia (CNOT) de 7 a 9 de novembro, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. Este evento, o maior das especialidades em Portugal, reforça o compromisso da SPOT com a excelência médica e a colaboração internacional, proporcionando aos profissionais uma plataforma para a partilha de conhecimento e experiências.

De acordo com João Gamelas, presidente da SPOT, a preparação do 43.º CNOT começou antes mesmo da realização da edição anterior, com o objetivo de oferecer um evento que seja uma oportunidade única para debater o futuro da Ortopedia e Traumatologia e trazer para Portugal as mais recentes inovações.

O programa abrange uma vasta gama de temas nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia, como ortopedia infantil, ortopedia geriátrica, traumatologia, infeções, tumores do aparelho locomotor, novas tecnologias e terapias, além de abordagens específicas da ortopedia da coluna, ombro, cotovelo, punho, mão, anca, joelho, tornozelo e pé.

Entre os temas da atualidade que também serão abordados, destaca-se a utilização da inteligência artificial, com sessões como “Impacto da IA Médica na Cadeia de Valor de Saúde: do Primary Care à Gestão da Doença Crónica”, a cargo do engenheiro António Murta, e “A IA como ajuda aos traumatologistas na urgência”, apresentada pela Gleamer. Paralelamente, serão também abordadas áreas como Biomecânica, Imagiologia e Medicina Legal.

Para além de várias associações e sociedades nacionais, o evento contará ainda com a participação de associações e sociedades internacionais de referência, como a American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), a European Society for Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy – European Shoulder Associates (ESSKA – ESA), a International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS), a Sociedad Española de Cirugía Ortopédica y Traumatología (SECOT), a Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie (SICOT) e a Société Française d’Orthopédie et de Traumatologie (SOFCOT).

O congresso oferece ainda uma gama diversificada de atividades formativas, incluindo cursos básicos de trauma, cursos de trauma para enfermeiros, um curso sobre revistas científicas, workshops sobre correção de deformidades e imagiologia, apresentações de casos clínicos, apresentações de teses de doutoramento, comunicações livres e demonstrações do robô Mako, entre outras.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights