ULSA Inaugura Sala Oliveira e assinala o Mês dos Cuidados Paliativos com várias Ações de Sensibilização

5 de Novembro 2024

A Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) inaugurou a Sala Oliveira, um espaço dedicado ao acolhimento de casais que enfrentam a perda gestacional, como parte das iniciativas do Mês dos Cuidados Paliativos.

Esta inauguração, realizada em homenagem ao Dia Internacional da Perda Gestacional, reforça o compromisso da ULSA com a humanização dos cuidados de saúde, ao proporcionar um ambiente de acolhimento e apoio emocional para famílias em momentos de luto.

Para aprofundar o diálogo em torno dos cuidados paliativos, a ULSA organizou uma exposição no Hospital de São Bernardo, centrada nos cuidados paliativos pediátricos e de adultos. A mostra inclui testemunhos de familiares e profissionais de saúde, acompanhados por fotografias que retratam o impacto dos cuidados paliativos no quotidiano. Neste esforço de sensibilização, destaca-se ainda a colaboração com a Escola Secundária Lima de Freitas, onde alunos do curso de Técnico de Ação Educativa criaram faixas e murais, envolvendo a comunidade mais jovem neste movimento de consciencialização.

Integrando a campanha internacional #HatsOn4CPC, a ULSA uniu-se ao movimento global de sensibilização para os cuidados paliativos, sublinhando o seu compromisso em oferecer uma assistência digna e empática, tanto aos pacientes como às suas famílias, em fases de vida particularmente sensíveis.

Com a criação da Sala Oliveira e o conjunto das iniciativas promovidas, a ULSA reafirma o seu papel de destaque na comunidade, investindo na humanização dos cuidados e na criação de um ambiente de apoio para todos, em qualquer etapa do percurso de saúde.

ULSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Colapso do sistema do INEM está a pressionar bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje que “o colapso” do sistema de triagem de doentes gerido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a criar uma “pressão extraordinária” nas corporações de bombeiros.

Isabel Moreira: “A lei do tabaco em Portugal é desproporcional e potencialmente inconstitucional”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Isabel Moreira critica a abordagem atual de Portugal em relação ao tabaco, defendendo uma política mais equilibrada. A deputada socialista argumenta que a lei vigente é excessivamente restritiva, ignorando as diferenças entre produtos tradicionais e alternativas menos nocivas. A parlamentar apela a uma revisão legislativa baseada em evidências científicas e que respeite as liberdades individuais

Revista HealthNews #25

Nesta edição da Revista Healthnews, retomamos o tema da atual posição ultraconservadora da fileira antitabágica contra qualquer medida de redução de danos do consumo de tabaco por combustão.

FNAM alerta para desigualdade nas regras de contratação de médicos

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) expressou a sua preocupação em relação às alterações propostas pelo Governo ao regime de contratação de novos especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que, segundo a FNAM, geram desigualdades significativas entre médicos hospitalares e dos centros de saúde.

MAIS LIDAS

Share This