ULS de Braga Celebrou Dia Mundial do Cuidador e Reforça Apoio aos Cuidadores Informais em Portugal

6 de Novembro 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga celebrou, esta terça-feira, o Dia Mundial do Cuidador, com uma iniciativa dedicada ao reconhecimento e valorização do papel essencial dos cuidadores informais em Portugal.

A comemoração teve lugar no Hospital de Braga, onde foi promovido um debate sobre a importância destes cuidadores, que desempenham um papel vital no apoio às pessoas dependentes no país. Estima-se que, atualmente, existam cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais em Portugal, representando aproximadamente 10% da população.

Durante o evento, Elisabete Dias Pinheiro, Enfermeira Adjunta da ULS de Braga, destacou o impacto crescente destes cuidadores no atual contexto demográfico e social. “O papel do cuidador informal, que são, geralmente, familiares ou amigos que cuidam de pessoas com necessidades de apoio prolongado, é cada vez mais relevante. Com o envelhecimento da população e a prevalência crescente de doenças crónicas, o cuidador informal tornou-se fundamental para o suporte social e emocional de muitas pessoas, especialmente no contexto português, onde as respostas sociais escasseiam”. Elisabete Pinheiro salientou ainda os desafios que os cuidadores informais enfrentam, como o stress emocional e a exaustão física, muitas vezes aliados a dificuldades em conciliar a vida profissional e familiar, fatores que aumentam o risco de burnout e problemas de saúde.

A enfermeira apelou a um reforço do apoio aos cuidadores, enfatizando a necessidade de mais formação, redes de suporte e descanso, além de apoio financeiro e psicológico: “Reconhecer e valorizar o papel do cuidador informal é essencial para melhorar a sustentabilidade deste modelo de cuidado e a qualidade de vida de todos os envolvidos”.

O evento contou com sessões sobre temas de grande relevância para os cuidadores informais, como as parcerias de cuidados, o papel das Unidades de Cuidados Continuados neste contexto, através de um acompanhamento especializado, que capacitam os cuidadores e ajudam a cuidar da sua saúde mental, podendo ainda colaborar com profissionais da Segurança Social na criação de planos de intervenção personalizados.

Foi ainda abordado um dos recursos existentes na comunidade, como é o caso do CCEA (Centro de Competências de Envelhecimento Ativo) que podem facilitar o quotidiano de quem cuida.

No debate sobre o futuro dos cuidadores informais, foi defendido um modelo que permita a estes cuidadores assumir um papel central e informado na vida dos seus familiares ou amigos em necessidade, caso assim o desejem. Para alcançar esta meta, considerou-se essencial um apoio mais robusto por parte do Estado e da sociedade, para garantir que os cuidadores informais possam também preservar a sua própria qualidade de vida.

Durante o evento, foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a ULS de Braga e a Associação de Cuidadores, Familiares e Amigos de Braga. A ACFAB uma organização bracarense foi fundada em 2018, e que tem missão como criar redes de apoio e estratégias de intervenção capazes de defender interesses e colmatar dificuldades sinalizadas pelos Cuidadores Informais, Cuidadores Formais, Familiares e Amigos do Distrito de Braga.

Este acordo reforça o compromisso de ambas as instituições no desenvolvimento de iniciativas que visam a capacitação dos cuidadores informais, a promoção dos seus direitos e o apoio à saúde e bem-estar destes cuidadores.

Com esta iniciativa, a ULS de Braga reforça o seu compromisso em apoiar e valorizar os cuidadores informais, sublinhando o papel indispensável que desempenham e contribuindo para um sistema de saúde mais inclusivo e colaborativo.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights