Trabalhadores da saúde manifestam-se para exigem revisão e valorização de carreiras

8 de Novembro 2024

Trabalhadores com 30 anos de serviço a auferirem o salário mínimo, 20 anos para progredir na carreira e semanas de trabalho sem ir a casa estão entre os motivos de um protesto realizado hoje junto ao Ministério da Saúde.

A lista de reivindicações dos trabalhadores do setor da saúde contém 30 pontos, disse à agência Lusa a coordenadora da Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais Elisabete Gonçalves, durante uma concentração que reuniu cerca de 50 dirigentes e delegados sindicais.

Os trabalhadores querem iniciar um processo negocial e queixam-se de que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não os recebe.

Até à data, segundo a dirigente, apenas foram recebidos pela secretária de estado da Gestão da Saúde, em julho, sem que daí resultasse qualquer iniciativa. “Ficou de nos dar uma resposta e ainda não o fez”, afirmou a dirigente.

“Temos carreiras que precisam de ser revistas”, indicou, apontando como exemplo os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e os técnicos superiores de saúde, entre muitos outros.

Os sindicatos que hoje se manifestaram, afetos à CGPT, reclamam a valorização das carreiras e a contratação de trabalhadores para todos os setores da saúde.

“O facto de não termos trabalhadores da saúde obriga a que estes façam horas suplementares, de tal forma que não conseguem ir a casa, muitas vezes numa semana um ou dois dias só”, lamentou, considerando que a saúde é “uma área de risco e penosa” para os profissionais.

“A saúde faz-se não só de médicos e enfermeiros. Existem muitos outros trabalhadores que precisam de ser valorizados e depois temos também a carreira do INEM, dos técnicos de emergência pré-hospitalar”, defendeu a dirigente sindical.

Hoje foi entregue mais um pedido de reunião no Ministério da Saúde, acompanhado de uma proposta reivindicativa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights