A comunicação tem como objetivo combater o vício do tabaco, eliminando o principal fator de risco para contrair cancro do pulmão, o tipo de cancro que mais mortes causa na Europa e em Portugal.
Com a assinatura “Da boca para fora é fácil. Da boca para dentro é que são elas”, a campanha antitabágica da LPCC, com presença em televisão, rádio e mupis, conta com a criatividade da Famtone, produção da MP Produções e o apoio da Central Models, Indigo, Kool Dream, Paulo Design de Interiores e Rondinart.As imagens sublinham a importância de cumprir a promessa de deixar de fumar e explicam como a LPCC pode ajudar a cumpri-la, nomeadamente, disponibilizando consultas grátis de cessação tabágica.
O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Veloso, lembra que “o tabaco é um dos agentes que mais contribui para a degradação e aceleração do envelhecimento do organismo, constituindo ainda o fator de risco comum a quatro das principais doenças crónicas: cancro, doença respiratória crónica, diabetes e doenças cérebro-vasculares”.
“O vício do tabaco mata e é mesmo o maior responsável pelo desenvolvimento do cancro do pulmão, cuja taxa de sobrevivência aos cinco anos é de apenas 15%”, alerta Vítor Veloso.
Portugal mantém uma alta incidência de cancro do pulmão, com 6.155 novos casos registados em 2022. O cancro do pulmão continua a ser responsável pelo maior número de mortes por cancro em Portugal, tendo em 2022 morto 5.077 pessoas.
Vítor Veloso alerta para a necessidade urgente de implementar um Programa de Rastreio de Cancro de Pulmão.
LPCC/HN
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