Oeste lança plataforma Smart Healthy Region com fundos do PRR

15 de Novembro 2024

Cinco entidades assinam protocolo para criar plataforma analítica que permitirá análise em tempo real dos dados de saúde na região Oeste. Projeto é financiado pelo PRR.

Um novo projeto que promete revolucionar a gestão dos dados de saúde na região Oeste foi hoje oficializado através da assinatura de um protocolo de colaboração entre cinco entidades de referência nacional. A cerimónia decorreu no Mosteiro de Alcobaça, marcando o início do projeto “Plataforma Analítica Integrada de Inteligência Territorial Smart Healthy Region”.

A iniciativa resulta da parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a NOVA Information Management School (NOVA IMS), a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste).

O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência na componente da Transição Digital da Saúde, visa criar uma plataforma inovadora que permitirá analisar dados de saúde em tempo real. Esta ferramenta será fundamental para o planeamento, monitorização e implementação de políticas de saúde adaptadas às necessidades específicas da região Oeste.

A plataforma irá aproveitar as potencialidades já existentes da Oeste Smart Region, transformando-a num instrumento para desenvolver políticas públicas de saúde baseadas em dados concretos. O projeto inclui o desenvolvimento de algoritmos específicos para apoiar a definição de estratégias de intervenção em áreas prioritárias de saúde pública.

Entre as principais funcionalidades previstas, destaca-se a criação de mecanismos de acompanhamento e monitorização, bem como a incorporação de tecnologias de suporte específicas para as atividades do projeto. Esta abordagem data-driven representa um passo significativo na modernização da gestão da saúde pública na região.

A escolha do Claustro do Rachadouro, no histórico Mosteiro de Alcobaça, como local para a assinatura do protocolo, simboliza a união entre a tradição e a inovação, marcando o início de uma nova era na gestão da saúde pública na região Oeste.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Health Hackathon: 24 horas de inovação em saúde no Hospital da Luz

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Martim Rocha, Diretor de Relações Externas da ANEEB e estudante de Engenharia Biomédica do IST, destaca o impacto da multidisciplinaridade no Health Hackathon. O evento de 24 horas no Hospital da Luz Learning Health decorre de 23 a 24 de novembro

Medicamentos até aos 16 euros podem aumentar 2,6% em 2025

Os medicamentos com preço de venda ao público (PVP) até aos 16 euros podem aumentar 2,6% em 2025, segundo a portaria para revisão anual dos preços publicada hoje em Diário da República e que entra sábado em vigor.

MAIS LIDAS

Share This