SIM Defende Manutenção de Regras para Concursos de Medicina

16 de Novembro 2024

Na passada sexta-feira, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou a sua posição junto do Ministério da Saúde, sublinhando a importância de manter as regras em vigor até 2023 para o concurso nacional destinado à colocação de médicos nas especialidades de Medicina Geral e Familiar (MGF) e Saúde Pública.

Após alertar durante uma audição obrigatória por lei e realizar uma denúncia pública, o SIM recebeu confirmação da Secretaria de Estado da Gestão da Saúde de que as normas que consideram apenas a classificação final do Internato Médico serão mantidas.

O Ministério da Saúde, ao reconhecer o erro e fruto da intervenções do SIM, assegurou que, embora as regras não sejam perfeitas, elas garantem um processo suficientemente transparente, fundamentado na classificação final do internato médico.

Esta decisão é um passo positivo para a transparência e justiça no processo de colocação de médicos nas referidas especialidades, refletindo a voz ativa do SIM na defesa dos interesses da classe médica e da qualidade dos serviços de saúde em Portugal, refere o SIM em comunicado enviado á redação.

 

NR/AL/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights