Exames ao Tubo Digestivo

21 de Novembro 2024

No novo episódio da rubrica Dar a Volta à DII, trazemos um tema essencial para todos os que convivem com a Doença Inflamatória do Intestino e para quem cuida da sua saúde digestiva: os exames ao tubo digestivo.

O diagnóstico e monitorização de problemas no sistema digestivo passam, muitas vezes, pela realização de exames especializados ao tubo digestivo, como a endoscopia e a colonoscopia, essenciais na prevenção e deteção precoce de doenças. Estes procedimentos, realizados por um gastrenterologista, permitem uma visão detalhada do esófago, estômago, intestinos e cólon, e podem identificar problemas como úlceras, pólipos ou mesmo lesões cancerígenas.

Na colonoscopia, um tubo flexível equipado com uma câmara é inserido pelo reto, permitindo a observação do intestino grosso. Para assegurar uma visualização completa, é necessária uma preparação prévia, que inclui uma dieta especial e a administração de substâncias laxantes. O exame é geralmente feito sob sedação, oferecendo conforto ao paciente. Este procedimento é especialmente relevante para o rastreio de cancro colorretal, sendo recomendado a partir dos 50 anos, ou dos 45 em pessoas com fatores de risco, como histórico familiar.

Já a endoscopia digestiva alta é utilizada para examinar o esófago, estômago e duodeno, através da introdução de um endoscópio pela boca. Com ou sem sedação, o exame é rápido, mas pode causar um leve desconforto, como sensação de peso ou dor de garganta após o procedimento. Este exame permite a biópsia de tecidos suspeitos e é indicado para sintomas como dor abdominal persistente ou dificuldades digestivas.

Além da deteção de patologias, ambos os exames podem ser usados para intervenções terapêuticas, como a remoção de pólipos ou o tratamento de hemorragias. Estas técnicas minimamente invasivas ajudam a evitar problemas de saúde mais graves, sublinhando a importância de falar com um profissional de saúde sobre a necessidade e periodicidade destes exames, especialmente para quem vive com a Doença de Crohn ou a Colite Ulcerosa ou tenha outros fatores de risco. 

Estes exames são fundamentais para uma abordagem preventiva e informações detalhadas sobre os procedimentos estão disponíveis na APDI.

DII

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This