O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) participou ontem, 21 de novembro, no seminário “Comunidade de Cuidados: Boas Práticas ao Serviço”, organizado pelas obras sociais de Viseu em parceria com o Instituto da Ação Social das Forças Armadas (IASFA). O evento serviu como plataforma para a partilha e reflexão sobre o papel das organizações na construção de uma comunidade de cuidados mais eficiente.
Durante o painel “Boas Práticas ao Serviço – testemunhos”, Zélia Lopes, Diretora de Serviços do Centro Social & Lar das Termas, apresentou o amplo espectro de intervenção da instituição, que abrange áreas desde o apoio sénior até à vertente cultural, servindo os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.
A instituição encontra-se em significativa expansão, prevendo para 2025 um crescimento de 50%, com a operacionalização de oito edifícios que incluirão novas respostas nas áreas da infância e deficiência. Este crescimento traduzir-se-á num aumento para 500 utentes e 300 trabalhadores, mantendo o compromisso com a inovação e coesão territorial.
O CSVH tem-se destacado pela excelência dos seus serviços, sendo reconhecido através de várias distinções, incluindo o selo do Compromisso de Pagamento Pontual da ACEGE e o título de “Entidade Inclusiva” pelo IEFP. A instituição conquistou também uma Menção Honrosa nacional com o projeto “Ponto de Fuga” e o terceiro prémio da Fundação Manuel António da Mota.
Entre os reconhecimentos mais relevantes, destaca-se o “Prémio 5 Estrelas – Residências Sénior” do distrito de Braga, conquistado pelo terceiro ano consecutivo, e uma Menção Honrosa nacional no Prémio Maria José Nogueira Pinto, com o projeto TREVO de economia circular. O CSVH é ainda a única instituição em Portugal Continental detentora do selo “STOP Idadismo”.
A preocupação com o desenvolvimento profissional e bem-estar dos colaboradores levou à criação do Gabinete da Qualidade de Vida, Bem-Estar e Felicidade, tendo a instituição obtido também a certificação como entidade formadora pela DGERT.
Durante o seminário, foi ainda apresentado o novo projeto “Clube dos Pequenos”, um berçário e creche que iniciará atividade em dezembro. Esta nova valência visa responder às necessidades das famílias bracarenses, oferecendo serviços continuados ao longo do ano, com horários alargados e sem interrupções letivas, incluindo serviços de berçário, creche e babysitting.
O CSVH destaca-se pela implementação de um plano estratégico e modelo de gestão organizacional focados na melhoria contínua dos serviços prestados, privilegiando o bem-estar, qualidade de vida, alimentação, saúde e socialização dos utentes, sem descurar as preocupações das famílias e as questões de sustentabilidade ambiental, incluindo segurança, mobilidade verde e eficiência energética.
PR/HN/MMM
0 Comments