Centro Social do Vale do Homem partilha boas práticas em seminário nacional

22 de Novembro 2024

Centro Social do Vale do Homem apresentou as suas boas práticas em seminário nacional, destacando crescimento sustentável e inovação nos serviços sociais da região minhota.

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) participou ontem, 21 de novembro, no seminário “Comunidade de Cuidados: Boas Práticas ao Serviço”, organizado pelas obras sociais de Viseu em parceria com o Instituto da Ação Social das Forças Armadas (IASFA). O evento serviu como plataforma para a partilha e reflexão sobre o papel das organizações na construção de uma comunidade de cuidados mais eficiente.

Durante o painel “Boas Práticas ao Serviço – testemunhos”, Zélia Lopes, Diretora de Serviços do Centro Social & Lar das Termas, apresentou o amplo espectro de intervenção da instituição, que abrange áreas desde o apoio sénior até à vertente cultural, servindo os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.

A instituição encontra-se em significativa expansão, prevendo para 2025 um crescimento de 50%, com a operacionalização de oito edifícios que incluirão novas respostas nas áreas da infância e deficiência. Este crescimento traduzir-se-á num aumento para 500 utentes e 300 trabalhadores, mantendo o compromisso com a inovação e coesão territorial.

O CSVH tem-se destacado pela excelência dos seus serviços, sendo reconhecido através de várias distinções, incluindo o selo do Compromisso de Pagamento Pontual da ACEGE e o título de “Entidade Inclusiva” pelo IEFP. A instituição conquistou também uma Menção Honrosa nacional com o projeto “Ponto de Fuga” e o terceiro prémio da Fundação Manuel António da Mota.

Entre os reconhecimentos mais relevantes, destaca-se o “Prémio 5 Estrelas – Residências Sénior” do distrito de Braga, conquistado pelo terceiro ano consecutivo, e uma Menção Honrosa nacional no Prémio Maria José Nogueira Pinto, com o projeto TREVO de economia circular. O CSVH é ainda a única instituição em Portugal Continental detentora do selo “STOP Idadismo”.

A preocupação com o desenvolvimento profissional e bem-estar dos colaboradores levou à criação do Gabinete da Qualidade de Vida, Bem-Estar e Felicidade, tendo a instituição obtido também a certificação como entidade formadora pela DGERT.

Durante o seminário, foi ainda apresentado o novo projeto “Clube dos Pequenos”, um berçário e creche que iniciará atividade em dezembro. Esta nova valência visa responder às necessidades das famílias bracarenses, oferecendo serviços continuados ao longo do ano, com horários alargados e sem interrupções letivas, incluindo serviços de berçário, creche e babysitting.

O CSVH destaca-se pela implementação de um plano estratégico e modelo de gestão organizacional focados na melhoria contínua dos serviços prestados, privilegiando o bem-estar, qualidade de vida, alimentação, saúde e socialização dos utentes, sem descurar as preocupações das famílias e as questões de sustentabilidade ambiental, incluindo segurança, mobilidade verde e eficiência energética.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM defende gestão pública dos hospitais

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) opõe-se à entrega da gestão de hospitais do SNS ao setor privado, alertando para riscos na qualidade dos serviços e condições laborais dos profissionais de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights