Este grupo é responsável pela definição das políticas mundiais relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável, e a eleição de Marques coloca Portugal na vanguarda dos esforços nesta área.
O momento é crucial, uma vez que está a ser revisto o Plano Mundial de Envelhecimento das Nações Unidas, que deverá ser aprovado em 2027. Nuno Marques expressou o seu orgulho pela nomeação, afirmando: “é com muita honra e orgulho que recebi esta nomeação. Trata-se do reconhecimento de todo o trabalho que temos desenvolvido em Portugal, uma vez que somos pioneiros num plano de ação de envelhecimento ativo que está a ter ações efetivas em curso. Estamos num dos períodos da década do envelhecimento mais relevantes, pois estas decisões vão influenciar as próximas décadas.”
O Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável de Portugal tem sido um modelo a seguir por outros países da União Europeia e da UNECE. O país tem partilhado boas práticas na área do envelhecimento, destacando-se pela abordagem abrangente que inclui a prevenção da saúde, prestação de cuidados, habitação, ambientes externos e segurança, aprendizagem ao longo da vida, adaptação dos locais de trabalho, bem como a promoção da participação social e sociocultural.
Com esta nomeação, Portugal reafirma o seu compromisso com a implementação de políticas que promovam um envelhecimento ativo e saudável, servindo de exemplo e inspiração para outras nações em todo o mundo.
NR/PR/HN
0 Comments