ULS Braga reúne especialistas para debater infeções em Cuidados Intensivos

30 de Novembro 2024

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga), realizou ontem, 29 de novembro, as II Jornadas da Medicina Intensiva – Infeção, dinamizadas pelo Serviço de Medicina Intensiva, no Auditório 1 do Hospital de Braga.

O evento reuniu especialistas de renome nacional e internacional para debater um dos temas mais críticos nos Cuidados Intensivos: a incidência e o impacto das infeções em doentes internados.

Entre os temas abordados destacaram-se a elevada vulnerabilidade a infeções dos doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) a infeções, frequentemente associadas ao uso de dispositivos invasivos e a estados de imunossupressão, bem como o impacto significativo destas infeções na mortalidade, na duração dos internamentos e nos custos para o sistema de saúde. Também foi dado destaque à gestão de antibióticos e à crescente preocupação com a resistência bacteriana, sublinhando a necessidade de adoção de práticas mais racionais e eficazes na utilização de medicamentos.

“As estratégias de abordagem da infeção na UCI estão em constante atualização, quer em relação ao diagnóstico, quer ao tratamento. Estas Jornadas são um momento fundamental para manter as equipas informadas para os desafios presentes e futuros”, referiu Pedro Silveira, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva da ULS Braga.

As Jornadas contaram com a participação de oradores de elevado prestígio, como o Dr. Paulo Mergulhão, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, o Prof. Dr. António Sarmento, o Prof. Dr. José Artur Paiva e o Prof. Dr. Filipe Froes, figuras incontornáveis da Medicina Intensiva em Portugal. A excelência científica e a diversidade dos temas abordados consolidaram o sucesso deste ciclo de jornadas, iniciado em 2023 com a temática da nutrição em Cuidados Intensivos.

A ULS Braga reafirma assim o seu compromisso com a formação e atualização contínua das suas equipas, promovendo momentos de discussão científica de referência que contribuem para a melhoria do nível dos cuidados prestados aos seus utentes mais vulneráveis.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Recurso de Salgado por Alzheimer recusado no TC

O Tribunal Constitucional rejeitou apreciar o recurso de Ricardo Salgado, que alegava inconstitucionalidade na condenação a oito anos de prisão devido ao diagnóstico de Alzheimer, mantendo a decisão da Operação Marquês e agravando as custas.

Fecundidade em Angola caiu e mulheres têm em média 4,8 filhos

A taxa de fecundidade em Angola caiu de 6,2 para 4,8 filhos por mulher em oito anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano hoje divulgados. Entre 2015-2016 e 2023-2024, a fecundidade diminuiu em Angola de 6,2 para 4,8 filhos por mulher, segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, tornado hoje público pelo INE.

Novo modelo agiliza controlo da dor severa no Alto Ave

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave criou a Via Verde da Dor Aguda, um projeto inovador que integra resposta hospitalar e domiciliária para doentes com dor mal controlada, promovendo conforto, segurança e qualidade de vida.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights