A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, como forma de prevenção da doença coronária ou das suas consequências. Sob o mote “Este Natal dê um presente ao seu coração”, a iniciativa tem como objetivo apelar aos portugueses que tenham atenção aos habituais excessos cometidos durante as festas.
Rita Calé Theotónio, presidente da APIC, salienta: “Na época natalícia há uma tendência para serem cometidos alguns excessos alimentares e verifica-se uma redução de alguns hábitos mais saudáveis. Por esta razão, apelamos a que as pessoas pratiquem atividade física, mantenham hábitos alimentares equilibrados e saudáveis, e que não adiem os cuidados regulares com o coração. Devem seguir as orientações do médico assistente e não se devem esquecer de tomar a medicação habitual para as suas doenças crónicas. Além disso, queremos que as pessoas saibam que a Via Verde Coronária e os laboratórios de hemodinâmica estão a funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia, de forma a assegurar o tratamento, de doentes com enfarte agudo do miocárdio, mesmo no Natal e na passagem de ano”.
A doença coronária caracteriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração, causando um estreitamento ou obstrução das mesmas, o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.
Fatores como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo contribuem significativamente para aumentar o risco de sofrer de doença coronária. Assim, é primordial garantir a hidratação, não exagerar nos alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar. Sobretudo nesta época festiva, é importante continuar ativo, sendo caminhar ou participar em atividades recreativas excelentes opções para manter o coração saudável.
O enfarte agudo do miocárdio resulta da obstrução de uma das artérias do coração, habitualmente causada pela formação de um coágulo devido à rotura de uma placa de colesterol. Os sintomas mais comuns são a dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o 112 e seguir as instruções dadas, não tentando chegar a um hospital pelos próprios meios.
A APIC é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.
PR/HN/MMM
0 Comments