Reportagem sobre cirurgia da mão vence Prémio SPOT de Jornalismo

3 de Dezembro 2024

A reportagem "Dando a mão à palmatória", da jornalista Helena Gatinho, publicada na revista Visão Saúde, venceu a primeira edição do Prémio SPOT – Jornalismo na área de Ortopedia e Traumatologia

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) anunciou a reportagem “Dando a mão à palmatória”, escrita pela jornalista Helena Gatinho e publicada na revista Visão Saúde, como a grande vencedora da primeira edição do Prémio SPOT – Jornalismo na área de Ortopedia e Traumatologia.

O trabalho jornalístico de Helena Gatinho explorou em profundidade a importância e a complexidade da cirurgia da mão, destacando os desafios no tratamento de lesões e patologias. Na reportagem, a jornalista refere: “Apesar de se tratar de uma parte relativamente pequena do corpo, a mão reveste-se de uma importância excecional, dada a função que desempenha em muitos – senão na maior parte – dos nossos gestos e atividades. E tudo isto porque a mão está apetrechada de uma quantidade imensa e complexa de estruturas, as quais lhe dão mobilidade, precisão e sensibilidade.”

Segundo João Gamelas, presidente da SPOT e membro do júri, “a profundidade e abrangência com que esta reportagem explorou as várias dimensões da cirurgia da mão garantiram-lhe o prêmio desta primeira edição”.

O júri desta primeira edição foi composto por João Gamelas, presidente da SPOT; João Gonçalves, diretor executivo da APORMED; Ana Maurício d’Avó, Diretora de Comunicação na APIFARMA; Isabel Moiçó, jornalista experiente e reconhecida na área, e Andreia Garcia, professora doutorada em ciências da comunicação e docente na ESCS-IPL.

O prémio, no valor de 1.000€ (mil euros), será entregue a Helena Gatinho no dia 10 de dezembro, pelas 14 horas, na sede da SPOT, reconhecendo assim a excelência do seu trabalho jornalístico na divulgação da importância da cirurgia da mão e da ortopedia em geral.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This