Portugal entrega 40 mil vacinas contra a covid-19 a Cabo Verde

14 de Dezembro 2024

Portugal entregou hoje a Cabo Verde 40 mil doses de vacinas contra a covid-19, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e no âmbito de um pacote de cooperação que junta os dois países, anunciaram os dois governos.

“Esta é uma de várias áreas de cooperação” dentro de um “pacote” de parceria que inclui transferências de doentes e, em breve, transplantes, referiu a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

A entrega de hoje foi a quinta doação portuguesa de vacinas contra a covid-19 a Cabo Verde, totalizando perto de 180 mil doses.

“O Governo de Portugal mostra assim todo o empenho em cooperar com um país irmão e amigo, numa área tão sensível como a saúde” que é também “um eixo estratégico” da cooperação portuguesa, referiu Nuno Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

A entrega fechou o programa de dois dias de visita ao arquipélago que serviu para preparar a VII cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde, dias 27 e 28 de janeiro, em Lisboa.

Ao mesmo tempo, Nuno Sampaio fez um acompanhamento da execução do Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026, entre os dois países, com um envelope financeiro que ascende a 95 milhões de euros, com destaque para setores como a educação, a saúde e o ambiente.

Na cimeira de janeiro, vão ser assinados dezenas de acordos entre ambos os governos e será promovido o investimento privado, através de um fórum económico que vai juntar empresários portugueses e cabo-verdianos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nova Presidência da ANEM reclama Inventário Nacional de Profissionais de Saúde

Paulo Simões Peres, estudante do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de assumir a Presidência da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) para o mandato de 2025 e anunciou, como uma das grandes prioridades do próximo ano, a concretização do planeamento de recursos humanos em Saúde, para o qual é fundamental o Inventário Nacional de Profissionais de Saúde.

P-BIO reforça compromisso com as Doenças Raras através de um novo Position Paper

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) lançou um novo Documento de Posição dedicado às Doenças Raras, com uma atualização de princípios. Intitulado “Pelos doentes e pelo desenvolvimento económico de Portugal, a oportunidade existe”, o documento elaborado pelo Grupo de Trabalho das Doenças Raras (GTDR) reforça a importância de uma abordagem integrada e equitativa no tratamento das doenças raras em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This