O Governo transfere 975,5 milhões de euros para o SNS pagar dívidas em atraso

15 de Dezembro 2024

O Governo transfere 975,5 milhões de euros para as entidades do SNS esta semana. A verba destina-se a liquidar dívidas a fornecedores externos com mais de 90 dias de atraso.

O Ministério da Saúde e o Ministério das Finanças anunciaram um reforço significativo de verbas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Um total de 975,5 milhões de euros será transferido ao longo desta semana para as Unidades Locais de Saúde (ULS) e os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO).

Esta medida, aprovada através de um despacho conjunto do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visa fortalecer a sustentabilidade financeira do SNS e reduzir as dívidas acumuladas a fornecedores externos.

O principal objetivo desta injeção de capital é liquidar dívidas com prazo de pagamento vencido há mais de 90 dias. Esta ação pretende restaurar a credibilidade e a estabilidade financeira das entidades do SNS, garantindo que possam continuar a prestar cuidados de saúde de qualidade a todos os cidadãos.

A iniciativa também visa assegurar o cumprimento dos compromissos com as empresas que fornecem bens e serviços essenciais ao funcionamento do SNS. Espera-se que esta medida promova a eficiência operacional e a sustentabilidade das entidades prestadoras de cuidados de saúde, reduzindo a pressão financeira sobre as unidades de saúde.

O governo sublinha que esta ação reflete uma visão estratégica para o futuro do SNS, reafirmando o seu papel como pilar fundamental do Estado Social e instrumento essencial para a coesão social.

execução desta medida será rigorosamente monitorizada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e pela Inspeção-Geral de Finanças (IGF), garantindo transparência e boa gestão dos fundos atribuídos.

PR/HN/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights