O projeto “MulticulturalCare”, coordenado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi galardoado com o Prémio Inclusivo Erasmus+ 2024 na categoria Ensino Superior. Esta distinção, atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, reconhece o trabalho desenvolvido entre 2020 e 2023 para capacitar estudantes de Enfermagem europeus na intervenção em contextos multiculturais complexos.
O prémio foi entregue no dia 5 de dezembro, durante o “IX Seminário Diversidade, Equidade e Celebração Inclusiva”, em Lisboa. Esta é a segunda distinção recebida pelo projeto este ano, após ter conquistado o Prémio Erasmus+ na categoria de “Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023” em abril.
O “MulticulturalCare” envolveu a parceria de três instituições de ensino superior: ESEnfC (Portugal), University College Leuven-Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha). Financiado pela Comissão Europeia, o projeto focou-se em preparar os futuros enfermeiros para o atendimento adequado a migrantes, refugiados e populações diversas.
A professora Ana Paula Monteiro, coordenadora do projeto, destacou a importância desta iniciativa num mundo em constante mudança: “Dar voz aos migrantes e refugiados, construir respostas em saúde equitativas, capacitar profissionais de saúde para cuidados culturalmente sensíveis e criar um Modelo de Formação em Enfermagem em cuidados de saúde multiculturais, foram alguns dos outcomes deste projeto”.
O “MulticulturalCare” desenvolveu módulos de formação abrangentes, nos quais os alunos aprendem sobre diversas culturas, crenças e práticas, promovendo a sensibilidade e o respeito cultural. O projeto visa também contribuir para a redução das desigualdades na saúde, reconhecendo que cuidados culturalmente sensíveis levam a melhores resultados de saúde e à satisfação dos utentes, especialmente entre indivíduos de diversas origens e grupos marginalizados.
A equipa da ESEnfC envolvida no projeto incluiu Ana Paula Monteiro, Ana Paula Forte Camarneiro, Beatriz de Oliveira Xavier, Aliete Cunha Oliveira e Filipa Santos Ventura. O sucesso desta iniciativa reflete o compromisso da instituição em promover uma educação em enfermagem inclusiva e culturalmente competente, preparando os futuros profissionais para os desafios de um mundo cada vez mais diversificado.
PR/HN/RD
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