António Gandra Leite d’Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), expressou a sua satisfação pela abertura do centro, afirmando que “hoje é um dia feliz, porque com esta melhoria dos cuidados de saúde, em proximidade, cumpre-se, aqui, em Cantanhede, a missão do Serviço Nacional de Saúde”.
O evento, realizado no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, simboliza uma parceria entre a ULS de Coimbra e a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, com o objetivo de melhorar os cuidados de saúde à população local. Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, sublinhou que esta colaboração irá “potenciar e melhorar os cuidados de saúde em proximidade prestados à comunidade de Cantanhede e de Mira”.
Rui Rato, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, destacou a importância do CAC, que funcionará nas instalações do hospital, como “um caso raro e muito significativo”. A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, elogiou o acordo, que proporciona um serviço estruturado para o atendimento de situações de doença aguda, e destacou o compromisso da ULS em trabalhar em colaboração com as autarquias.
O CAC está alinhado com o Plano de Emergência da Saúde e a Medida A.2, que visa a criação de centros para situações agudas de menor complexidade. O centro irá operar em dias úteis das 18h às 22h e nos fins de semana e feriados das 10h às 20h, garantindo um atendimento eficaz à população.
A ULS de Coimbra, que integra oito unidades hospitalares e vinte seis centros de saúde, reafirma o seu compromisso com a qualidade e inovação nos cuidados de saúde prestados à comunidade, assegurando que “todo o acompanhamento clínico se encontra informatizado e acessível em qualquer ponto de prestação de cuidados”
NR/PR/HN
0 Comments