Concentração em Idanha-a-Nova no sábado reivindica mais médicos no Centro de Saúde

21 de Dezembro 2024

 A Comissão de Utentes de Idanha-a-Nova vai promover, no sábado, pelas 11:00, uma concentração junto ao Centro de Saúde da vila para reivindicar mais médicos e pessoal administrativo. 

“Há muita falta de médicos, de consultas, e de administrativos no nosso Centro de Saúde, pelo que temos de nos fazer ouvir para que a tutela resolva este problema. O mal é geral, mas na nossa terra é mais premente”, disse à agência Lusa Graça Pissarra, da Comissão de Utentes.

Atualmente, o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, tem “três médicos fixos, o que é muito pouco para os cerca de 8.300 habitantes do concelho”, sustentou a porta-voz do movimento.

Graça Pissarra salientou que o município tem “uma área muito grande e uma população envelhecida, com dificuldades de mobilidade e falta de transportes” para a sede do concelho.

“Há dez anos tínhamos onze médicos, atualmente são três e, destes, dois estão a caminhar para a idade da reforma. Se voltássemos a ter aqueles números do passado já era bom”, acrescentou a responsável, para quem compete ao Ministério da Saúde “reorganizar os serviços de forma a servir melhor as populações”.

“A situação tem vindo a deteriorar-se muito no nosso concelho. Há extensões nas aldeias que estão a funcionar de forma muito condicionada, precária até, pela falta de clínicos”, garantiu.

Para a concentração, Graça Pissarra conta com a mobilização da população e recordou que, em 2013, foram os idanhenses que evitaram a redução da atividade do centro de saúde local.

“Nessa altura tentaram que o nosso Centro de Saúde fechasse às 20:00, mas conseguimos inverter a decisão com o apoio das pessoas, que volta a ser fundamental para termos mais médicos”, sustentou.

Nesse sentido, a responsável da Comissão de Utentes foi hoje à Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova apelar aos presidentes de Junta que “passem a palavra, mobilizem as pessoas e disponibilizem transporte para que possam participar na concentração de amanhã [sábado]”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights