A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste) emitiu um comunicado para esclarecer sua posição sobre as recentes falhas no encaminhamento de utentes pela linha SNS24. A instituição afirma que não desmentiu as informações prestadas pelo Ministério da Saúde, mas sim reforçou a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o incidente.
O problema ocorreu quando a informação sobre o funcionamento dos serviços de urgência, introduzida pela ULS Oeste na plataforma de dados mestres do SNS no dia 23 de dezembro, não foi devidamente processada pelo sistema. Isto resultou em encaminhamentos incorretos de utentes para serviços que estavam temporariamente encerrados.
A ULS Oeste reconhece a importância de identificar e melhorar os procedimentos de comunicação para garantir que as informações sobre os períodos de funcionamento dos Serviços de Urgência sejam corretamente registadas nas plataformas oficiais. A instituição está empenhada em colaborar com as autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias que levaram a esta falha de comunicação.
Apesar do incidente, a ULS Oeste reafirma sua confiança no sistema de atendimento do SNS24, incluindo as linhas especializadas SNS Criança e SNS Grávida-Ginecologia. A instituição destaca que o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, do qual faz parte desde 12 de dezembro, tem sido fundamental para garantir um atendimento mais eficaz e personalizado aos utentes que necessitam de cuidados de saúde.
PR/HN/MM
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