Demissão da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo “já se efetivou”

28 de Dezembro 2024

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, indicou hoje que a demissão do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo “já se efetivou” e que terá efeitos práticos no início de 2025

“Já se efetivou [e] vai ter mesmo efeitos práticos nos primeiros dias do [próximo] ano. Já foi dado nota ao anterior conselho de administração que vai ser afastado e já foi nomeado um novo conselho de administração”, afirmou.

Em declarações à agência Lusa, a autarca disse ter sido informada, na sexta-feira, de que o atual conselho de administração da ULS do Alto Alentejo “iria ser afastado” e que seria “nomeado um novo conselho de administração, presidido por Miguel Lopes, atual secretário – geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares”.

“O novo presidente é uma pessoa que conhece o nosso Hospital, porque já cá trabalhou, e desejo a maior sorte ao novo conselho de administração que tem muito trabalho pela frente, porque há situações por resolver”, frisou.

Trata-se de “uma pessoa com muita experiência e muito currículo, que tem a sua equipa constituída”, acrescentou.

A demissão do conselho de administração da ULS do Alto Alentejo foi noticiada, sexta-feira, pela estação televisiva SIC Noticias que avançou que o presidente Joaquim Araújo será substituído por Miguel Lopes, secretário-geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

Também o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Lezíria foi demitido pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira, segundo a própria estrutura dirigente numa mensagem de despedida.

“Por decisão do Ministério da Saúde, a nossa jornada como Conselho de Administração” da ULS da Lezíria “chega agora ao fim”, dizem os elementos do conselho de administração, Tatiana Silvestre, Ana Rita Paulos, João Soares Ferreira, João Formiga e Sérgio Domingos.

Questionada pela Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, disse esperar “muito trabalho” do novo conselho de administração da ULS do Alto Alentejo e que os novos elementos consigam “resolver muitas das questões” ainda em aberto.

“Estou reconhecida em relação ao trabalho desempenhado pelo anterior conselho de administração, mas temos centros de saúde para construir que estão muito atrasados e obras muito relevantes a serem desenvolvidas no Hospital de Portalegre”, exemplificou.

A Lusa tentou contactar o Ministério da Saúde para confirmar a demissão do atual conselho de administração da ULS do Alto Alentejo, mas até ao momento sem sucesso.

Já o atual presidente da ULS do Alto Alentejo, Joaquim Araújo, mantém-se em silêncio e com o telemóvel desligado, tendo o assessor da unidade local de saúde, também contactado pela Lusa, remetido para um comunicado que será divulgado na segunda-feira.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights