Governo e Sindicato dos Farmacêuticos em reunião sem acordo, retomada no dia 03

28 de Dezembro 2024

Governo e Sindicato Nacional dos Farmacêuticos iniciaram hoje um processo negocial que tem como principal ponto a grelha salarial mas não houve qualquer acordo e foi marcada nova reunião para dia 03 de janeiro.

Henrique Reguengo, presidente do sindicato, disse à Lusa após a longa reunião que “há uma grande distância” entre o que os farmacêuticos necessitam e o que o governo está disponível para dar.

Sem grande otimismo sobre o processo negocial o responsável congratulou-se ainda assim por desta vez ter havido a disponibilidade para iniciar a discussão das matérias que dizem respeito aos farmacêuticos.

É que, lembrou, as negociações entre o Ministério da Saúde e o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) estavam interrompidas há três meses, com as reuniões sucessivamente adiadas pela tutela.

Nas discussões, disse, a parte mais importante é a tabela remuneratória, que não é mexida desde 1999, o que torna a discussão ainda mais difícil.

“Temos 25 anos de atraso e por isso na atualização da grelha as nossas expectativas são altas e a margem do Governo é diminuta”, afirmou.

Com uma próxima reunião marcada já para a próxima semana, Henrique Reguengo disse que para já a discussão “ainda está muito incipiente” e que hoje foi apenas “o início de um caminho”. “Mas foi positivo começar a traçar esse caminho”, adiantou.

Henrique Reguengo já tinha lamentado que a tabela remuneratória dos farmacêuticos permanecesse inalterada desde 1999, enquanto ao longo de 25 anos todas as outras tabelas remuneratórias das carreiras revistas da saúde foram atualizadas.

Sem essa revisão, considerou, não há qualquer fator da atratividade para os farmacêuticos irem para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), algo que já se está a refletir no SNS.

Depois de reuniões com o Ministério da Saúde sucessivamente desmarcadas os farmacêuticos convocaram uma greve entre 22 e 24 de outubro, com uma adesão que rondou os 90%.

Depois desta paralisação, foi agendada nova reunião para 27 de novembro, que foi novamente adiada para 12 de dezembro, altura em que a tutela adiou mais uma vez o encontro, passando-o para hoje.

Os farmacêuticos exigem urgência na finalização do processo negocial, sublinhando a necessidade de uma proposta de grelha remuneratória que “reconheça plenamente as responsabilidades e a complexidade das funções” exercidas pelos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde e apelam “a um compromisso e à boa-fé” dos ministérios da Saúde e das Finanças.

O sindicato refere que os farmacêuticos “enfrentam condições de trabalho degradantes”, sem qualquer perspetiva de evolução, o que obriga muitos destes profissionais a abandonar o SNS ou a emigrar.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights