Este novo equipamento, especialmente concebido para o uso intra-operatório, promete elevar os padrões de qualidade no tratamento cirúrgico, em particular nas áreas do fígado e do pâncreas.
A aquisição do ecógrafo ocorre num contexto de reorganização da Unidade de Cirurgia Hepatobiliopancreática do Serviço de Cirurgia Geral, que, desde setembro de 2024, retomou a realização de cirurgias ao pâncreas – interrompidas em 2022 – e introduziu a Cirurgia Hepática no Hospital de Santo André.
Ricardo Martins, cirurgião geral da unidade, sublinha a importância do novo equipamento: “Este ecógrafo é fundamental para localizar as lesões a serem ressecadas, guiando o cirurgião através das estruturas anatómicas.” O dispositivo está equipado com sondas adequadas para cirurgias convencionais, laparoscópicas e robóticas, garantindo tratamentos segundo os mais elevados padrões internacionais.
Além de beneficiar diretamente os procedimentos de cirurgia hepatobiliopancreática, o equipamento estará disponível para outras unidades do Serviço de Cirurgia Geral. A ULSRL destaca ainda que a modernização tecnológica proporcionada pelo ecógrafo evitará deslocações longas dos utentes, permitindo o acesso a cuidados de saúde avançados na proximidade das suas residências.
Este investimento reforça o compromisso da ULSRL em oferecer uma resposta cirúrgica diferenciada, colocando a Região de Leiria na vanguarda dos cuidados de saúde em Portugal.
0 Comments