Este marco foi assinalado com uma cerimónia nacional de acolhimento, organizada em parceria com o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), e transmitida para todo o país.
O evento contou com a presença de figuras de relevo, como o Presidente do Conselho Nacional do Internato Médico e o Bastonário da Ordem dos Médicos, bem como com mensagens especiais do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Ambos destacaram o papel crucial dos 4200 novos Médicos Internos para o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Carlos das Neves Martins, Presidente da ULSSM, salientou a responsabilidade da instituição na formação técnica, pessoal e profissional dos novos médicos. “É uma responsabilidade que nos levará a implementar este ano o programa de doutoramentos do CAML, garantindo que seja atrativo e exequível, além de encontrar tempo protegido para que os Internos possam concretizar os seus objetivos de formação,” afirmou.
A cerimónia destacou as oportunidades únicas disponíveis para os Internos na ULSSM e no CAML, nomeadamente em investigação, ensino e cuidados assistenciais. Segundo o Presidente da ULSSM, os Internos terão acesso a tecnologias de ponta, terapêuticas inovadoras e projetos em inteligência artificial, num contexto de “green hospital” focado também no bem-estar dos profissionais.
Carlos das Neves Martins desafiou ainda os novos Médicos Internos a adotarem uma postura “irreverente” e criativa, incentivando propostas inovadoras que contribuam para o crescimento contínuo da instituição e para o progresso do SNS.
Com este acolhimento, a ULSSM reafirma-se como um centro de referência na formação médica, comprometida com a inovação e com a criação de condições de excelência para o desenvolvimento de profissionais que irão moldar o futuro da saúde em Portugal.
ULSSM/HN
0 Comments