Número de partos no hospital de Leiria diminuiu em 2024

6 de Janeiro 2025

O número de partos no hospital de Leiria em 2024, ano em que a Urgência de Obstetrícia/Ginecologia esteve fechada 132 dias, diminuiu face a 2023, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.

“No ano de 2024, foram realizados 1.414 partos no Hospital de Santo André [em Leiria], da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria. Destes, 934 foram realizados a cidadãs portuguesas e 480 partos foram realizados a cidadãs de outras nacionalidades”, referiu a ULS em resposta a um pedido de informação da agência Lusa.

Em 2023, foram realizados 2.258 partos, adiantou.

“Recorde-se que no ano de 2023, o serviço de Obstetrícia/Ginecologia acolheu, entre maio e outubro, nas suas instalações, as equipas de Obstetrícia do hospital das Caldas da Rainha, enquanto decorriam as obras naquela maternidade”, explicou a ULS, realçando que “este facto contribuiu para o número de partos ter aumentado” nesse ano.

Ainda segundo a informação da ULS, o número de partos de cidadãs estrangeiras no hospital de Leiria foi no ano transato de 480, uma diminuição face a 2023, ano em que foram 566.

A ULS da Região de Leiria esclareceu também que dos partos feitos no ano passado nesta unidade hospitalar 504 foram por cesariana, enquanto no ano imediatamente anterior foram 668.

Na resposta à Lusa, a ULS acrescentou que em 2024 a “Urgência de Obstetrícia/Ginecologia teve encerramento programado de 132 dias”.

O maior período ocorreu entre 02 e 19 de agosto, situação justificada então com a falta de recursos humanos.

“Em situação de encerramento programado, as situações são encaminhadas logo de início para outras maternidades da rede”, referiu a Unidade Local de Saúde.

Em 2023, a ULS tinha registado o crescimento do número de partos relativamente a 2022, com mais 348 crianças nascidas do que no ano anterior, situação então atribuída ao fluxo migratório.

Durante 2023, registaram-se 2.258 nascimentos de bebés no bloco de partos, um crescimento de mais de 18% relativamente ao ano anterior.

A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

JSCML: 189 anos de história médica ganham nova vida

O Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, fundado em 1835, renasceu como plataforma digital de acesso aberto. A publicação em inglês abordará temas relevantes para profissionais de saúde.

Autoridades chinesas descartam preocupação sobre nova pandemia

Imagens de hospitais na China repletos de pacientes com mascaras suscitaram preocupações de uma nova pandemia, desta vez do metapneumovírus humano (hMPV), mas autoridades e especialistas descartam essa possibilidade, apontando para um pico sazonal comum.

Rui Lopes: o psiquiatra que receita versos para curar a alma

Rui Lopes, psiquiatra no Hospital dos Lusíadas em Braga, utiliza a Poetoterapia como ferramenta terapêutica. “A Poetoterapia permite explorar sentimentos através da linguagem poética”, afirma o médico, que é também poeta e autor do livro Cintilar, editado pela Idioteque.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights