Bastonário dos Veterinários nos Açores para debater futuro da profissão

7 de Janeiro 2025

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica, visita os Açores até 8 de janeiro para debater o futuro da profissão, reunindo-se com a comunidade veterinária e responsáveis políticos locais.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Pedro Fabrica, iniciou ontem uma visita oficial à Região Autónoma dos Açores, que se estenderá até 8 de janeiro de 2025. Esta deslocação tem como principal objetivo fortalecer os laços com a comunidade veterinária regional e discutir questões fundamentais para o futuro da profissão, tanto com os profissionais locais como com as autoridades políticas.

O programa da visita é intenso e abrangente. No primeiro dia, Pedro Fabrica realizou uma série de visitas institucionais para se inteirar da situação atual nos Açores. Entre os locais visitados estão a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, os Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, o Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada, a Clínica Veterinária de São Miguel e o Consultório Veterinário da Maia, que atende tanto animais de companhia como de produção.

Durante a sua estadia, o Bastonário terá encontros com representantes do Conselho Regional dos Açores da OMV e visitará diversas instituições ligadas ao setor agropecuário e à saúde animal. Estas reuniões visam proporcionar uma visão abrangente dos desafios enfrentados pelos médicos veterinários na região.

Entre os temas em destaque nesta visita, destacam-se a carreira médico-veterinária, com foco na valorização da profissão e na melhoria das condições de trabalho, bem como as necessidades específicas dos profissionais açorianos. O Bastonário pretende auscultar as necessidades formativas e discutir possíveis ações por parte da OMV para garantir a qualidade da medicina veterinária praticada no arquipélago.

O ponto alto da visita será uma Sessão Aberta da OMV, agendada para o dia 8 de janeiro, no Conselho Regional dos Açores. Este evento proporcionará aos profissionais da área uma oportunidade para se informarem sobre as últimas novidades do setor e debaterem os desafios que enfrentam.

Pedro Fabrica enfatizou a importância desta visita, afirmando que é uma oportunidade crucial para reforçar a ligação com os colegas da região e ouvir as suas preocupações. O Bastonário reconheceu que a atual conjuntura coloca os médicos veterinários numa posição desafiante, citando problemas como a falta de recursos nos serviços oficiais de veterinária, a inexistência de uma carreira médico-veterinária estruturada e a legislação desajustada.

Além disso, o Bastonário mencionou outros desafios que exigem atenção, como a questão dos animais errantes, a implementação da nova lei da saúde animal e o impacto do IVA nos serviços veterinários. Pedro Fabrica expressou o desejo de trabalhar em conjunto com os profissionais locais para encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento da medicina veterinária nos Açores e para a melhoria da saúde e bem-estar dos animais.

PR/HN/NB

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights