Investigação SIC revela possível incompatibilidade no SNS: Diretor Executivo envolvido em polêmica

17 de Janeiro 2025

De acordo com a emissão de sexta-feira da Investigação SIC, o atual diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D'Almeida, acumulou, durante mais de dois anos, as funções de diretor do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Norte com as de médico tarefeiro nas Urgências de Faro e Portimão.

Embora a legislação portuguesa defina esta acumulação de cargos como incompatível, Gandra D’Almeida obteve uma autorização do INEM sob a condição de que não receberia vencimentos pelos turnos extras. No entanto, documentos obtidos pela SIC indicam que o diretor executivo recebeu mais de 200 mil euros por esses turnos.

Os contratos hospitalares, segundo a investigação, foram firmados através de uma empresa criada por Gandra D’Almeida em conjunto com a esposa, da qual ele era também gerente. Estes contratos especificavam que os serviços médicos seriam prestados pelo cirurgião geral nas unidades hospitalares, com remuneração estipulada em 50 euros por hora.

Em declaração à SIC, um especialista em direito administrativo afirmou que o facto de os contratos e pagamentos serem realizados através da empresa é irrelevante, dado que a mesma pertencia a Gandra D’Almeida. Este facto, segundo o especialista, reforça o caráter potencialmente irregular da situação.

Até ao momento, o diretor executivo do SNS não se pronunciou publicamente sobre as acusações.

SIC/HN

https://sicnoticias.pt/programas/investigacao-sic/2025-01-17-investigacao-sic-revela-nova-polemica-com-o-ceo-do-sns-66275aa6

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

António Gandra D’Almeida pede demissão

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra D’Almeida, pediu esta sexta-feira a demissão do cargo, depois de uma investigação SIC que dava conta de alegada incompatibilidade de funções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights