Nova vacina pneumocócica Prevenar 20 integra Programa Nacional de Vacinação

17 de Janeiro 2025

A Prevenar 20, vacina pneumocócica conjugada 20-valente, substituiu Prevenar 13 no PNV desde 1 de janeiro de 2025. Administração aos 2, 4 e 12 meses para crianças e em esquemas combinados para adultos de grupos de risco

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou recentemente a estratégia de vacinação pneumocócica em Portugal, introduzindo uma importante mudança no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Desde o primeiro dia de 2025, a vacina Prevenar 20 passou a fazer parte do esquema vacinal, substituindo a sua predecessora, Prevenar 13.

Esta nova vacina oferece uma proteção mais abrangente contra a doença pneumocócica, cobrindo 20 serotipos diferentes de Streptococcus pneumoniae, em comparação com os 13 serotipos da versão anterior. A Prevenar 20 está indicada para a prevenção de doença invasiva, pneumonia e otite média aguda causadas por esta bactéria em crianças desde as 6 semanas até aos 18 anos de idade.O esquema de vacinação para crianças no âmbito do PNV prevê a administração da Prevenar 20 aos 2, 4 e 12 meses de vida.

Além disso, a vacina também foi incorporada nos esquemas combinados para adultos pertencentes a grupos com risco acrescido de doença invasiva pneumocócica.A introdução da Prevenar 20 no PNV representa um avanço significativo na prevenção de doenças pneumocócicas em Portugal. Com a inclusão de sete serotipos adicionais em relação à Prevenar 13, espera-se uma redução ainda maior na incidência de infeções graves causadas por Streptococcus pneumoniae, particularmente em grupos vulneráveis como crianças pequenas e adultos com fatores de risco.

PR/HN/NB

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights