De acordo com fontes próximas do processo contactadas pelo Healthnews, são três os nomes da short list do Governo para substituir António Gandra d’Almeida, que se demitiu esta sexta-feira do cargo de diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde, um pedido aceite prontamente pela ministra Ana Paula Martins. Em causa, a acumulação, alegadamente ilícita, de funções enquanto Coordenador da delegação do Norte do INEM e de prestador de serviços em hospitais na região do Algarve.
DE acordo com as fontes contactadas pelo nosso jornal, Carlos Martins, Álvaro Santos Almeida e Miguel Guimarães são os nomes preferidos pelo Governo para substituir o demissionário Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Carlos Martins, antigo secretário de Estado da Saúde do governo de Durão Barroso que substituiu Ana Paula Martins na presidência do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, tem enfrentado desafios recentes na gestão hospitalar. Sob sua liderança, a ULS de Santa Maria tem lidado, sem grande sucesso, com o aumento da procura dos serviços de urgência por estrangeiros, que triplicou nos últimos tempos.
Álvaro Santos Almeida, por sua vez, traz uma vasta experiência académica e prática na área da economia da saúde. É Professor Associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e possui um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Political Science. O putativo candidato tem um histórico significativo em cargos de gestão e regulação na área da saúde, tendo sido Presidente da Entidade Reguladora da Saúde de 2005 a 20101. Além disso, foi deputado na Assembleia da República entre outubro de 2019 e março de 20221, onde integrou a Comissão Parlamentar da Saúde.
,José Miguel Ribeiro de Castro Guimarães, natural do Porto, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Urologia (desde 1997), foi Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (2011-2017). Em 2005 obteve a Competência em Gestão dos Serviços da Saúde da Ordem dos Médicos. Organizou mais de 30 reuniões científicas e profissionais e como investigador publicou mais de uma centena de trabalhos de investigação em revistas nacionais e internacionais, na área da Urologia. foi Bastonário da Ordem dos Médicos. .
Seja qual for o escolhido, tem pela sua frente uma missão hercúlea: um SNS à beira do colapso; contestação por parte de quase todos os grupos profissionais que integram o SNS
HN/MM
0 Comments