Gilead e LEO Pharma unem forças para desenvolver terapia oral inovadora

20 de Janeiro 2025

LEO Pharma e Gilead Sciences anunciam parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento do programa de moléculas pequenas orais STAT6, visando o tratamento de doenças inflamatórias como dermatite atópica, asma e DPOC.

A colaboração entre a Gilead Sciences e a LEO Pharma marca um passo significativo no desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças inflamatórias. Esta parceria estratégica, anunciada a 11 de janeiro de 2025, centra-se no programa de moléculas pequenas orais STAT6 (transdutor de sinal e ativador de transcrição 6) da LEO Pharma.

acordo prevê que a Gilead adquira os inibidores orais pré-clínicos STAT6 da LEO Pharma, incluindo inibidores de moléculas pequenas e degradadores de proteínas-alvo. A Gilead liderará o desenvolvimento dos programas orais, enquanto a LEO Pharma ficará responsável pelo desenvolvimento de potenciais formulações tópicas dos inibidores STAT6.

Esta colaboração tem como objetivo oferecer uma alternativa oral aos tratamentos atuais com biológicos injetáveis para uma ampla gama de doenças inflamatórias mediadas por Th2, como dermatite atópica, asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
Os termos financeiros do acordo são substanciais. A LEO Pharma poderá receber até 1.700 milhões de dólares em pagamentos totais, incluindo um pagamento inicial de 250 milhões de dólares. Adicionalmente, a empresa poderá receber royalties escalonadas sobre as vendas de medicamentos STAT6 orais.

Christophe Bourdon, CEO da LEO Pharma, destacou o potencial do STAT6 para tratar diversas doenças inflamatórias, não apenas na área dermatológica. Por sua vez, o Dr. Flavius Martin, Vice-Presidente Executivo de Investigação da Gilead Sciences, enfatizou o compromisso da empresa em desenvolver terapêuticas de nova geração que permitam a remissão a longo prazo em doentes com patologias inflamatórias.

Esta parceria reforça o portefólio de investigação da Gilead na área da inflamação e reconhece as capacidades científicas da LEO Pharma. A colaboração visa não só acelerar o desenvolvimento do programa STAT6, mas também maximizar o seu potencial tanto em dermatologia como noutras áreas terapêuticas.

Gilead terá os direitos mundiais para desenvolver, fabricar e comercializar as moléculas pequenas orais do programa STAT6, enquanto a LEO Pharma manterá os direitos mundiais das formulações tópicas em dermatologia. A LEO Pharma terá ainda a opção de comercializar conjuntamente programas orais para dermatologia fora dos Estados Unidos.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lista desatualizada de doenças pode justificar fraudes na mobilidade

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU) considerou hoje que a desatualização da lista de doenças incapacitantes pode justificar parte dos casos fraudulentos de mobilidade e pede esclarecimentos ao ministério.

IGAS investiga alegada acumulação de funções do diretor do SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje uma inspeção à eventual acumulação de funções públicas e privadas de António Gandra d’Almeida nos períodos em que foi diretor do INEM do Norte e diretor executivo do SNS.

Gripe das aves volta a ser detetada em Sintra

Um novo foco da gripe da aves foi confirmado numa pequena exploração de galinhas, patos e gansos, em Sintra, onde já tinha sido detetado um caso no início do mês, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Terapias psicadélicas: promessa e cautela na psiquiatria

Investigadores, incluindo especialistas portugueses, analisam o potencial terapêutico de substâncias como psilocibina, LSD e MDMA para tratar perturbações mentais. Resultados promissores exigem mais estudos e cuidados na implementação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights