Álvaro Santos Almeida é o novo Diretor Executivo do SNS

21 de Janeiro 2025

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem um novo diretor executivo: Álvaro Santos Almeida. O académico e especialista em economia da saúde sucede a António Gandra d'Almeida, que se demitiu na passada sexta-feira após uma investigação jornalística que revelou a acumulação irregular de funções.

Álvaro Santos Almeida, Professor Associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e detentor de um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Science, traz consigo uma vasta experiência na área da saúde,  já ocupou cargos significativos, incluindo o de Presidente da Entidade Reguladora da Saúde entre 2005 e 2010. Além disso, foi deputado na Assembleia da República de outubro de 2019 a março de 2022, onde integrou a Comissão Parlamentar da Saúde.

O HealthNews já tinha avançado que o nome de Álvaro Santos Almeida fazia parte da lista restrita para a sua nomeação, conforme noticiado anteriormente em 18 de janeiro de 2025. Fontes próximas do processo revelaram que o Governo considerou três nomes para substituir António Gandra d’Almeida, cujo pedido de demissão foi prontamente aceite pela ministra Ana Paula Martins.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, à margem da inauguração, hoje de manhã, das instalações da Unidade de Saúde do Catujal (ULS São José).

Segundo o comunicado enviado á redação, o Ministério da Saúde esclarece que está em curso uma reformulação da Direção Executiva do SNS e das respetivas competências funcionais, como consta do programa do Governo.

A reformulação passa por uma alteração da estrutura orgânica da entidade, que será assim “mais simplificada”, visando “uma governação menos verticalizada e mais adequada à complexidade das respostas em saúde”.

Segundo o mesmo comunicado, Álvaro Santos Almeida é professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School.

Doutorado em Economia pela London School of Economics and Political Science, Álvaro Santos Almeida foi presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, presidente da Entidade Reguladora da Saúde entre 2005 e 2010 e foi economista no Fundo Monetário Internacional.

Na Porto Business School é diretor da Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde.

Foi deputado do PSD e chegou a ser candidato à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas de 2017.

Entretanto, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou na segunda-feira uma inspeção à eventual acumulação de funções públicas e privadas de António Gandra d’Almeida nos períodos em que foi diretor do INEM do Norte e diretor executivo do SNS.

Além dessa inspeção, a IGAS vai realizar uma auditoria, desdobrada em vários processos, ao “desempenho organizacional das entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde” relativa ao cumprimento das normas que regulam a acumulação de funções públicas com funções ou atividades privadas.

Gandra de Almeida tinha sido escolhido pelo Governo em maio do ano passado, na sequência da demissão apresentada por Fernando Araújo no final de abril de 2024, depois de liderar a DE-SNS durante cerca de 15 meses, alegando que não queria ser um obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considerasse necessário implementar.

em atualização

HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights