Pedro Gouveia: Country Head – Opella Portugal

Saúde em 2025: a necessidade de um sistema integrado e o poder do autocuidado

01/22/2025

O sistema de saúde é uma manifestação direta das prioridades de uma sociedade. Em 2025, o ideal seria que o sistema de saúde português fosse mais do que uma rede de tratamento, evoluindo para um sistema integrado que promovesse a saúde, prevenisse doenças e incentivasse o autocuidado. Para alcançar este objetivo, é fundamental repensar as bases do serviço de saúde e implementar estratégias que coloquem o doente no centro da decisão, garantindo uma abordagem mais personalizada e eficaz.

Antes de mais, o acesso universal e equitativo deve ser uma realidade. Independentemente da localização, rendimento ou condição social, todas as pessoas devem ter acesso aos serviços de saúde. Isso implica a expansão das redes públicas, o reforço das parcerias com o setor privado e a uma maior aposta na utilização de tecnologias para que a saúde chegue a áreas remotas. Para além disso, a atenção primária deve ser a pedra angular do sistema, com clínicas locais e equipas multidisciplinares capacitadas para dar resposta à maioria das necessidades da população, reduzindo a sobrecarga dos hospitais e serviços especializados.

A digitalização da saúde é outra prioridade para 2025. Ferramentas como a telemedicina e o uso da inteligência artificial são essenciais para diagnósticos mais rápidos, monitorização remota e personalização do cuidado aos doentes. Estas inovações, aliadas à educação para a saúde, ajudam a prevenir doenças e a promover hábitos saudáveis. Campanhas educativas contínuas e acessíveis, tanto nas escolas como nos locais de trabalho, são cruciais para informar a população sobre prevenção e estilos de vida saudáveis.

No entanto, o sistema de saúde não deve assumir sozinho a responsabilidade pela saúde da população. O autocuidado é fundamental e deve ser promovido com o apoio de toda a rede que compõe o sistema de saúde e da sociedade. A educação personalizada, por exemplo, pode ser disponibilizada através de plataformas digitais que providenciem informações ajustadas às necessidades individuais. Adicionalmente, é essencial que os centros de saúde forneçam orientação sobre nutrição, exercício físico e gestão do stress, enquanto medicamentos e dispositivos de monitorização, como medidores de pressão arterial e glicose, devem ser acessíveis a todos.

A promoção do bem-estar nas empresas é outra medida que pode incentivar hábitos saudáveis. Programas corporativos que integrem pausas para atividades físicas, práticas de mindfulness e rastreios contribuem para a prevenção de doenças relacionadas com o estilo de vida.

O serviço de saúde em 2025 deve ser mais humanizado, acessível e inovador, priorizando tanto a prevenção quanto o tratamento. O autocuidado, promovido por meio da educação, do suporte adequado e da tecnologia, pode transformar a relação das pessoas com a sua saúde, tornando-as protagonistas do seu próprio bem-estar. Para alcançar um futuro mais saudável, é essencial investir no empoderamento das pessoas e na criação de um sistema de saúde que valorize cada indivíduo como um todo.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights