Proteção Civil registou 64 ocorrências até às 07:00 devido ao mau tempo

27 de Janeiro 2025

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 64 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria quedas de árvores, mas sem causarem vítimas.

“Entre as 00:00 e as 07:00 tivemos 64 ocorrências, às quais se adicionam as 568 do dia de ontem [domingo] que foram motivadas pelas condições meteorológicas adversas, precipitação e vento”, disse à agência Lusa, Paulo Santos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com Paulo Santos, a maioria das ocorrências foram quedas de árvores, deslizamentos de terras, inundações, quedas de estruturas (andaimes e painéis publicitários) e limpezas de via.

“A região mais afetada foi o litoral centro norte com destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu. No que respeita a bacias hidrográficas apelámos à especial atenção para as do Douro, Vouga e Mondego, Águeda e Coimbra. Alertamos a população que ali reside para os cuidados habituais em caso de submersão de vias”, referiu.

Quanto a estradas cortadas, Paulo Santos disse que é uma situação que vai sendo gerida pelos serviços de proteção civil municipais.

“Não consigo concretizar quanto a vias obstruídas uma vez que os serviços locais de proteção civil vão lidando com a situação. Quando há uma queda de árvore, a via fica cortada para a sua remoção e depois é reaberta. É uma contabilidade que não está apurada ao minuto”, disse.

Paulo Santos destacou ainda uma situação no domingo em Cinfães, no distrito de Viseu, com a queda de uma árvore, que atingiu vários carros, sem causar vítimas.

“Tivemos outra situação em Moimenta da Beira com uma cratera que abriu no pavimento de uma estrada nacional, também sem causar vítimas”, indicou.

A ANEPC elevou o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões centro e norte do país causado pelos efeitos da depressão Herminia, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga a partir das 12:00 de hoje e até às 09:00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 07 a 08 metros de altura, podendo atingir 14 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 09:00 devido à chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Também por causa da chuva, Évora e Beja estão sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje e Faro e Setúbal até às 15:00

O Instituto emitiu também aviso amarelo por causa do vento forte para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 18:00 de hoje, para Évora até às 12:00 de hoje, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra até às 21:00 de hoje e para Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Beja e Braga até às 09:00 de terça-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights